ARLA/CLUSTER: QSO CT / OZ1 via Lua ontem à noite !!! Factores determinantes ... o radiometro do Luis, CT1DMK e o meu amigo Peter, OZ1LPR

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quarta-Feira, 6 de Dezembro de 2017 - 11:18:18 WET

De: Carlos Gorjao <gorjowski  gmail.com>
Data: 6 de dezembro de 2017 às 10:00
Assunto: [CT-Com. & Tec.] QSO CT / OZ1 via lua ontem à noite !!! Factores
determinantes ... o radiometro do Luis, CT1DMK e o meu amigo Peter, OZ1LPR
Para: CT-Comunicações e Tecnologias <
ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com>

Hansen Peter <peter.hansen  dk.saabgroup.com>
7:19 AM (1 hour ago)
to me
English
Polish

Translate message
Turn off for: English
Caros
Caros colegas das micro ondas

Depois de mais de um ano de tentativas algumas frustradas pelo Dr. Murphy,
mas que deram motivação para o prosseguimento e desenvolvimento do
projecto, ontem consegui com êxito um QSO nos 10 GHz, em JT, com o colega e
amigo, Peter, OZ1LPR.
Digo que o radiometro do Luis, CT1DMK, foi instrumental, pois sem ele não
conseguiria apontar a antena, optimizando o ruído lunar que nos serve de
"beacon" .... a pontaria automática não é suficiente nestas frequências e
com o ganho duma antena de 2.4 m, como podem calcular. A lua representa um
ângulo sólido de cerca de 0,5 graus .... não é fácil, para além da
histerese mecânica do meu sistema de antena.
No dia anterior tive que suspender o sked dado que o radiometro não
funcionava .... por minha culpa !!! bastava desligar e tornar a ligar ....
esqueci-me deste procedimento crucial com as altas tecnologias !!! HiHi !!
Digo também que o Peter foi determinante .... sim porque ao longo de mais
de um ano me estimulava em todos os bons ciclos lunares perguntando se já
estaria QRV .... claro que um CT para ele era muito interessante ....!!!
Um QSO destes não é um acontecimento excepcional, inúmeros colegas o fazem
neste planeta, o Luis nos anos 80 já o fazia curiosamente com um TWT igual
ao meu .... mas para mim não foi pera doce ....
... optimizar o ruído da antena, ajustar o Doppler que é muito elevado ....
isto quase 15 em 15 segundos !!! .... depois ser a primeira vez .... a
ansiedade turva o racional !!!
A antena é uma offset com 2,4/2,6 m com um F/D de 0,8. Potência no feed
cerca de 15 W, TWT da Siemens RW1125. LNA com 0,9 dB de NF e 20 dB de
ganho.Transverter, homebuild, com FI nos 1296 MHz. Referência disciplinada
por GPS.

Claro que o Carlos Mourato vai dizer que isso foi de caras .... dado que a
lua não tem nada em frente !!! ...  ele e outros sabem disso pois  passou
as passas do Algarve para fazer 300 Km terrestres !!!
E o puristas vão falar do algoritmo do John Taylor .... mas curiosamente
tanto eu como o Peter ouvíamos claramente o sinal ontem sem grande
espalhamento.... logo poderiamos ter feito CW ... o que vai acontecer
talvez esta noite. O algoritmo não é mais do que um protocolo de
comunicação coerente .... que no inicio do EME era iomplementado pelos
operadores ...por exemplo, tx no minuto par rx no impar .... R de Roger e O
de over ... e assim se fazia um QSO com sinais fraquissimos !!!

Estes são os comentários desta manhã do Peter, OZ1LPR:

Hi Carlos This is my work mail so I first see it now :O).
The 15W was that at the feed or at the TWT output ?.
You need to modify your RW1127 tube. This will do 35W JT and 70-80W CW.
Then your world opens up.
On the other hand it worked great yesterday.
You were 500hz to high yesterday. But that could be me as my PLL has issues.
You need to build a more finalized setup so it is less likely to be
introduced error and that you quick can be qrv.
Also your RX need a little more. The 1244 dish you use is very similar to
my Andrew. You should see around 1.6-1.8dB nf.
A good test is to take the feed point to the cold clear sky. Search for a
quiet place. And set Noise meter to zero. Now point directly to ground. If
your system is optimized you should get +6dB noise. I would say anything
from 5-6 is good.
This is fairly simple test and it will see if the lower moonnoise is
related to Feed placement, dish accuracy or lossy items infront of preamp.

Thanks again for qso I hope for many more.

73 peter OZ1LPR

Divirtam-se !!! E obrigado por tudo e a todos que me aturam e ajudam !!

73 de Carlos Gorjao
CT7AFN