ARLA/CLUSTER: A Hamnet em Portugal.

David Quental (CT1DRB) ct1drb72 gmail.com
Terça-Feira, 8 de Agosto de 2017 - 23:35:57 WEST


Caros Colegas a quem este texto possa interessar!
Temos constatado que desde momentos não muito distantes tem vindo a surgir um interesse crescente pela adesão/adopção/uso da Hamnet. Temos igualmente constatado que em um ou outro caso o conhecimento sobre o que é e como funciona esta rede, é vago.

Sendo de facto um meio concebido para e à disposição dos radioamadores, esta rede é portadora de uma infinidade de recursos utilizáveis, como sejam por exemplo: Telefone; DX Cluster; BBS; CHATs; Video; APRS; DMR; etc. importa talvez partilhar alguma informação genérica mas muito útil para uma melhor percepção do que é e como funciona a HamNet.

Trata-se de uma rede de internet para radioamadores nas bandas de rádio atribuidas para o efeito. É baseada na tecnologia HSMM (High Speed Multi Media), que por sua vez se baseia directamente na tecnologia Wifi 802.11, A e G que permite velocidades de até 54 Mb/s, em tráfego IP. É portanto uma rede digital de alta velocidade IP, baseada em TCP/IP e routing BGP (Boarder Getway Protocol.
Permite ligar estações de radioamadores por rádio e internet nas bandas de 2.4 e 5 GHz.

Em Portugal a HamNet utiliza uma parte da rede 44.0.0.0 atribuido a Portugal [44.158.00 – 44.158.144.­0/21] para o HSMM (High Speed Multi Media), do espaço amp.org e uma parte do sistema autónomo AS’s (Autonomous System) do BGP (Boarder Getway Protocol), também atribuído a Portugal conforme documentado em http://www.ampr.org <http://www.ampr.org/> e na base de dados geral da Hamnet em www.hamnetdb.net <http://www.hamnetdb.net/>

Aplicações
Uma vez que estejam estabelecidas as infraestruturas de hardware de rádio, as configurações de rede e os serviços dos servidores básicos, torna-se possível fazer circular tráfego IP para que as estações se liguem e comuniquem com os seus computadores (Windows e/ou Linux) dispositivos (Tablets, Telefones móveis, camâras IP, etc.), appliances de servidor (Raspberry Pi, etc.) com voz, video IP, chats de texto teclado a teclado, navegação web, fóruns, assim como as aplicações clássicas AX25: BPQ, NETROM, JNOS, APRS, ligação a outras redes de rádio (Echolink, DV, ATV, DTV, HSMM Mesh Broadband, Winlink, Winmor, Pskmail, HFALE ) baseando-se quase na totalidade em software livre.

Politicas
Normas técnicas de roteamento, entre os nodos, estabelecidas para coordenar a atribuição de IP, DNS, As; ETC. o tráfego entre nodos por inet ( túneis IP-IP; Manutenção de uma política de uma política de economia máxima da largura da banda utilizada (porque não é ilimitada), o espectro e economia de Ips; Ter sempre presente que a hamnet em particular a hamnet.pt não é um substituto duma ligação ISP comercial, pelo que não podem ser enviados conteúdos da Web (excepção para algumas páginas de informação com interesse para radioamadores); Permissão de acesso à rede apenas a estações autenticadas; Acesso de leitura a todo o universo de radioamadores e/ou outrem; O tráfego a circular tem necessariamente que ser não encriptado; Manutenção de boas práticas de utilização pelos usuários da rede acrescidas da ética e código de conduta próprios do radioamador;

Organização
Após esta genérica e breve apresentação torna-se agora interessante evidenciar alguns aspectos a conhecer sobre a organização da Hamnet, conforme consta no portalwww.hamnetdb.net <http://www.hamnetdb.net/>

Desde logo é importante que tenhamos a noção de que a rede Hamnet é destinada ao uso de todos não sendo por pertença de um individuo em exclusivo. É por isso fundamental a existência de boa permuta de ideias e conhecimentos entre todos constituindo-se assim num desejável apoio à resolução de problemas e os desafios que certamente o futuro trará.

Se seguirmos o link http://hamnetdb.net/?m=util&func=maintainer <http://hamnetdb.net/?m=util&func=maintainer> veremos alguns indicativos de chamada com diversas atribuições. Trata-se dos maintainers e sysops que são os responsáveis pelo eficaz funcionamento da rede e tem entre outras funções a de ajudar outros colegas na configuração dos seus sistemas para a ligação à HamNet.

Considerando a tendência de crescimento da Hamnet, e porque desde a sua entrada em Portugal a sua gestão e manutenção tem estado centrada num só lugar e pessoa, verificou-se a necessidade de descentralizar funções, pelo que para essa descentralização foi o país dividido em cinco regiões a saber: Região Norte; Região Centro; Região Su; Açores e Madeira correspondendo a estas regiões as AS's (Autonomous System) 64850, 64851, 64852, 64853 e 64854.

Existe um maintainer nacional que é o representante da HamNet.pt e responde perante o controlador europeu. É ao maintainer nacional que compete a atribuição de novos IP da série 44 a quem pretenda ligar-se à rede HamNet e actualizar informação sobre novas ligações nacionais perante a Hamnet internacional.

Para além do maintainer nacional existe ainda, segundo a recente estrutura, um maintainer por região tal como existe para cada região um Sysop que é o responsável pelos diversos sistemas dentro da sua região.

Estando este processo de estruturação no seu início, é oportuno deixar o convite aos colegas com conhecimento de networking que queiram voluntariamente assumir a condição de maintainer da sua região e naturalmente apoiar colegas ou Associações a entrar na HamNet devendo neste particular manter o maintainer nacional informado.
Embora o volume de trabalho não seja significativo, o parentesco entre redundância e precaução aconselha a que dois elementos por região seja o número ideal.
Fica aqui portanto lançado o desafio aos colegas que queiram integrar a equipa de HamNet Maintainers.
Através do endereço ct1drb72  gmail.com <mailto:ct1drb72  gmail.com> estaremos sempre disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas que possam existir/surgir.

Com nossos cumprimentos
Maintainer Nacional Hamnet.pt
David Quental
CT1DRB
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20170808/065155af/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER