ARLA/CLUSTER: Public Frequencies.

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sábado, 22 de Abril de 2017 - 16:48:23 WEST

Tal como nos telemóveis, todos os portáteis para ou com acesso às bandas de
amador, deveriam ter carregamento por microUSB e Bluetooth. Acho que
estamos todos fartos dos diversos carregadores.

Finalmente, os últimos modelos de equipamentos de amador para móvel já vêem
com Bluetooth.

Aliás, há neste momento equipamentos para a banda do cidadão que tem
tecnologia mais sofisticada e actual que muitos para amador. Penso que a
recente liberalização da CB vai trazer bons equipamentos que podem ser
aproveitados inclusive para a nossa banda de 10m , quando não para outras.

Uma vez fiquei deveras impressionado com o equipamento que o Jorge (EA2LU)
usava para efetuar rebote lunar, nada mais nada menos que um CB, que era
ligado a um transverter. O Jorge era um autentico tratado, pois começou a
actividade em EME num Citroen 2 CV onde metia tudo, e tudo eram 4 Yagis, de
long Boom,  se não me engano de 13 elementos cada.

Um autêntico espetáculo, no tempo em que o EME se fazia com um gravador de
cassetes.

João Costa (CT1FBF)