Re: ARLA/CLUSTER: CQ0PSI: Novo Digipeater de APRS da Liga Amadores Rádio Sintra

Salomao Fresco sal.fresco gmail.com
Quinta-Feira, 22 de Setembro de 2016 - 12:04:01 WEST

Bom dia,

As definições HAAT (Height Above Average Terrain) e ASL (Above Sea Level),
são de facto duas unidades diferentes.
A primeira é a recomendada para o cálculo de alcance de emissores FM de VHF
para cima.
De uma forma resumida, é achada calculando a altura da instalação da antena
em relação ao terreno circundante. A FCC define várias linhas (cotas)
traçadas a várias distâncias do local de instalação, a 2, 4, 6, 8 e 10
milhas, e o valor encontrado é a média HAAT.

A definição ASL é a medida encontrada acima no nível médio das águas do mar.

Principais diferenças: HAAT é necessário fazer o cálculo às diferentes
distâncias do emissor/local de instalação.
ASL é a altitude real acima do nivel do mar.

Pode acontecer a medida HAAT ter um valor negativo, se o local de
instalação se situar num vale ou numa encosta onde haja, por exemplo
montanhas mais altas que esse local, e ainda assim ter um valor de ASL
positivo.
Ex. um vale a 500m ASL, pode ter um valor baixo/negativo de HAAT, se num
raio de 4 milhas (+/-6Km) houver montanhas com elevação superior.

Espero que esta explicação vá de encontro às suas dúvidas.
Se assim não for, não hesite e pergunte.

73

Salomão Fresco

Callsign: CT2IRJ

GRID Locator: IM59sl -- CQ Zone 14 / ITU Zone 37

QTH: Entroncamento, Portugal

 [image: Salomão Fresco no Facebook]
<http://www.facebook.com/salomao.fresco> [image: O meu perfil no LinkedIn]
<http://www.linkedin.com/in/salomaofresco?trk=hp-identity-name> [image: