ARLA/CLUSTER: Rádios DMR - Update de firmware

CS7AGH cs7agh sapo.pt
Quarta-Feira, 14 de Setembro de 2016 - 15:39:22 WEST

Boa tarde colegas

Na sequência de uma conversa com um colega, venho por este meio oferecer
"publicamente" os meus préstimos, na medida do possível para:

- carregar codeplug DMRPortugal ou outro

/http://dmr-portugal.org/?page_id=94/

//

- carregar firmware oficial

/http://www.tyt888.com/download.html/

//

- carregar firmware alternativo

/https://github.com/travisgoodspeed/md380tools/

que já foi falado aqui nas listas e que permite, entre outras coisas e
destacando as _principais para mim_, mudar o "tom" do equipamento que de
origem até irrita e permite carregar (alguns modelos apenas) a base de
dados de todos os contactos registados nos sistemas DMR. Este último é
um processo que demora apenas alguns minutos, não mexe com o codeplug
carregado no equipamento e deve ser repetido de tempo a tempo para
garantir a atualização da lista de contactos. Após o seu carregamento,
já podem falar no WW e similares sem ter problema com o facto de não
saberem quem é o colega do outro lado porque só aparece um código. Com
esta alteração, aparece uma nova janela com o código, TG, indicativo,
localização, etc e tudo o que o colega introduziu aquando o registo.
Abaixo, um exemplo encontrado na Internet e o resultado da busca na base
de dados, para verem a informação que aparece:

https://lh3.googleusercontent.com/-0q3f6TijHYM/VyIouSlVSxI/AAAAAAAADeg/eXwWqcN0-zA/s1365/Photo%25252020160428111344775.jpg

Tenho utilizado este FW há bastante tempo para achar que está estável QB
para vos enviar esta informação.
A última versão já é com base no FW x13.020, contém a novidade do nome
da zona passar em rodapé quando é demasiado grande para o espaço do
ecrã, permitindo assim ler todo o nome (scroll).
Neste momento é suportado a 100%

  * Tytera/TYT MD380 (old vocoder)
  * Tytera/TYT MD380 (new vocoder)
  * Tytera/TYT MD390 (new vocoder, no gps)
  * Retevis RT3

Com isto, coloco-me à disposição para, na medida das nossas
disponibilidades, nos encontramos na margem sul (preferencialmente) ou
em outro local conveniente a ambos para realizar uma das tarefas acima
_*GRATUITAMENTE*_.
A única coisa que peço em troca é compreensão no agendamento, tanto em
termos de data/hora como do local. Se for para carregar firmware e
atualizar codeplug já têm de pagar o café :-) ** (ver nota de rodapé)*

Agora a sério, sem dúvida que existem aqui várias pessoas com muito mais
know-how desta tecnologia e equipamentos que eu mas, na medida do
possível, poderei tentar ajudar com estas questões a quem sabe ainda
menos que eu.
Qualquer coisa não se preocupem, tenho o CT1JIB em marcação rápida :-)
Se forem de muito longe, poderei tentar ajudar à distância na medida do
possível, avisando desde já que o processo realizado numa máquina Linux
é muito mais simples do que numa com Windows. Falta testar numa máquina
com Win10 Anniversary com Kernel Ubuntu mas isso são outros trezentos
como se costuma dizer. Numa máquina Linux basta seguir o tutorial do
Travis e é um processo relativamente simples.

PS: Se conseguirem reunir, por exemplo, dois ou três interessados que
venham de Lisboa, podemos combinar um café pós-laboral num local próximo
a Almada para pouparem em deslocações e em tempo
PS2: Como é óbvio, em qualquer processo de atualização de firmware
existe um risco mínimo de algo correr mal; no entanto, estes rádios
chineses estão TÃO BEM construidos (não estou a ser irónico) que dizem
ser praticamente impossível dar cabo do firmware de forma a não se
conseguir recuperar, temos sempre acesso ao boot loader e a forma de
corrigir o problema. Procurando por esta informação na Internet, não
encontro um caso que um update de firmware tenha danificado o rádio e o
tenha tornado num belo pisa papéis. Não obstante, se algo correr mal, é
óbvio que não poderei assumir os custos de substituição de equipamento.
O que posso afirmar é que o fiz centenas de vezes ao meu MD380 e ainda
está vivo. O risco mínimo, esse terá de ser sempre opção vossa.

*** Em vez de café, também se aceita doces típicos da vossa região :-D

73,
Paulo
CS7AGH

A.R.L.A. #100 / DMC #08386 / EPC #25379 / Field Radio Operator #IFR212 / Portuguese QRP Radio Club #079 / QRP Respect #295 / SKCC #12615