Re: ARLA/CLUSTER: Tailandia: Será SP ou LP

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quinta-Feira, 8 de Setembro de 2016 - 13:08:29 WEST

Como sabes a diferença entre o "Long Pass - LP" e o "Short Pass - SP"
é dado pela posição da "Grey Line"  em relação às duas estações,
existindo uma hora em que o sinal pode ser tanto por LP como por SP e
que pode ser simulada, por exemplo, através do software VOCAP, sendo a
ideal a que tenha menos atenuação.

Trabalhando-se com uma antena direccional e um mapa azimutal pode-se
determinar facilmente e na pratica se o sinal do nosso correspondente
está chegando pelo SP ou LP e qual o melhor caminho em sentido
inverso.

Isto é um tema com "pano para mangas" pois nem sempre o mais óbvio na
pratica é o que dá melhores resultados em sentido inverso.

João Costa (CT1FBF)