ARLA/CLUSTER: Windows 10 e software para o radioamador

pedro_transistor sapo.pt pedro_transistor sapo.pt
Segunda-Feira, 7 de Novembro de 2016 - 06:07:12 WET

Windows 10 e software para o radioamador:

Caros colegas, aproveito este meio de comunicação para vos dizer que
fazer o upgrade do Windows 7 para o Windows 10 Pro só me trouxe dores
de cabeça.

Com toda a publicidade e feedback positivo que tenho ouvido de várias
pessoas conhecidas, amigos e colegas de trabalho, alguns deles
programadores informáticos, decidi experimentar o Windows 10 Pro.
Tenho um computador dedicado só para o radioamadorismo (pc da estação)
que até não é nada mau: processador Intel Core i5 da terceira geração,
500Gb de disco SSD, 6Gb de memória RAM...

Ao actualizar para o Windows 10 Pro deparei-me logo com problemas no
primeiro objectivo que era desactivar as actualizações automáticas
porque simplesmente não quero encher o pc de lixo informático,
desactivar o antivirus do Windows pois eu é que sei o que quero
utilizar, e desactivar o One Drive que simplesmente não utilizo. Pois
tive que andar à procura destes "escaravelhos da batata" no registo de
sistema do Windows para os desactivar, porque se apenas os
desactivasse no painel de controlo, logo ficavam activos caso o pc
fosse reiniciado.

De seguida fui instalar os meus softwarezecos dos rádios... Uso o
software Ham Radio Deluxe (última versão) e acontece que após instalar
e abrir cada programa (logbook, digital master) estes começavam a
bloquear consecutivamente. Experimentei mais 4 programas das lides
radioamadoristicas e só 2 é que funcionaram correctamente. Fui
instalar o software de um Kenwood TS-590 para testar, e qual não é o
meu espanto que o Windows 10 não detecta a interface audio interna do
rádio e apenas é possível controlar o rádio pelo pc, a funcão de
passar o audio de TX e de RX entre o rádio e o pc é para esquecer.
Pesquisei sobre isto e há muitos outros radioamadores a queixarem-se
que as interfaces audio internas USB dos Kenwood e dos Icom não
funcionam no Windows 10 nem as interfaces audio da Signalink, entre
outras...

Enfim, neste momento estou fartíssimo de perder tempo e estou a
reverter o sistema operativo para o Windows 7... Tempo simplesmente
perdido enquanto que podia estar a fazer rádio!

Escrevo este meu episódio com o intuito de ajudar a evitar que algum
colega perca tempo como eu perdi.
Cada vez gosto mais do sistema operativo da Apple!

Alguma questão que possa ajudar, estarei ao dispôr!

73's e CT7AHV