ARLA/CLUSTER: DIGIPEATER APRS CQ0XSA - Serra de Aire

ct2hky gmail.com ct2hky gmail.com
Sábado, 5 de Novembro de 2016 - 18:07:11 WET



Olá boa tarde 73s caro colegas e amigos que assim considero.


Eu já há uns anos atrás defendi em primeira pessoa está situação, levei-a à mesa da ANACOM backoff a quando de uma reunião por esta instituição que muito prezo, precisamente no sentido de terminármos com a dita segunda rede de aprs que criamos nos 144.850MHz precisamente pelos mesmos motivos.


Eu avisei e realcei que não se deveria acabar com algo que estava certo em prol de uma alternativa errada, expliquei os meus pontos de vista, coisa que o colega Salomão e restantes amigos e companheiros desta luta na chamusca, sempre idealizaram como a melhor.


por motivos do foro pessoal, sendo eu um entusiasta deste modo digital de comunicação, estive arredado uns tempos, dois anos e tal, e quando regresso constato que lamentavelmente continua a haver algum senhores, tal como praticamente toda a sociedade actual, se acham como senhores dos direitos e deveres são coisa dos outros.


Eu desde o primeiro dia que fiz aprs, que tudo fiz para criarmos uma rede, éramos muito poucos, e só existia uma igate em Portugal, sendo desse grande Radioamador de comunicações digital o ct1ejc - Acácio por quem todos devemos ter uma grande estima, pois se o rádio packet perdurou na memória de muito nós por todos estes anos, a ele de deveu e a mais três ou quatro radioamadores que insistiram na sua pura carolice...


Hoje, felizmente, a tecnologia premite-nos quase a todos termos uma igate, um digipeater e equipamentos similares, rádios para isto há-os ao desbarato, tnc e substitutos destes também, e generalizou-se a ideia do "eu comprei posso ter/usar" certo que sim, mas não lhe parece que bem configurado seria mais útil?


Eu estou de regresso ao aprs, claro que irei estar em 144.900MHz por ser uma rede bem configurada e não por qualquer outra questão, e já exponho algumas observações que espero vós possa ser úteis:


Em móvel uso path: wide1-1,wide2-2, ou seja, sou repetido por um só digo, se de lá chegar directo a uma ia-te, entro na rede mundial e serviço completo, caso contrário como seja o wide2-2 ainda faz umas repetições até lá chegar.


No dia 10 de agosto de 2016 eu liguei o meu aprs em Portimão com destino à figueira da foz, vim uma grande parte do caminho (zona sombra Alentejo) com 50 watts e todo o restante trajecto com 10w e se forem observar a WWW.aprs.fi terá conclusões, isto porque estou com Tx móvel ora a 2 ou a 3 minutos e quase sempre o meu tx era literalmente abalroado não sendo escutado, a não ser quando passo ao lado de um digi ou igate, mais vale andar desligado não não "gastar os transistores".


Na rede 144.900MHz, se andar ligado, quase que tenho cobertura em Portugal inteiro, com uma facilidade dos diabos.


Por favor, em prol de uma boa e útil rede de aprs para todos nós, vamo-nos unir à causa e colocar as configurações certas.


Brevemente reponho um digi com ou sem ia-te logo se verá, na minha zona habitacional para melhorar está cobertura.


Vamos tratar de usar 5w no máximo, todos seremos escutados, as estações que estejam em altitude, se tiverem essa possibilidade baixem mais um pouco. Quero referir que o digi CS1ACP-3 sempre usou 2,5watts e tinha uma cobertura bestial, com uma Diamond x-50 a 210 metros de altitude nível medido das águas do mar.


Obrigado no que me toca, pela colaboração e bom senso de todos vós.


Luís Cavaleiro - CT2HKY


By outlook for Android






On Thu, Nov 3, 2016 at 11:12 PM +0000, <ct2jic  sapo.pt> wrote:

























----- Mensagem encaminhada de Salomao Fresco <sal.fresco  gmail.com> -----

          Data: Thu, 3 Nov 2016 22:53:00 +0000

            De: Salomao Fresco <sal.fresco  gmail.com>

Responder Para: Resumo Noticioso  ARLA/CLUSTER <cluster  radio-amador.net>

       Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: DIGIPEATER APRS CQ0XSA - Serra de Aire

          Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER <cluster  radio-amador.net>

 



Boas noites a todos,


Aceito, claro, os vossos comentários e opiniões.


Concordo em absoluto com a recomendação da IARU.


Mas... e há sempre um mas, enquanto se continuarem a desrespeitar as "regras" para a correcta utilização da rede, enquanto se persistir em lançar para RF o tráfego APRS-IS sem qualquer filtro, em manter sistemas sem DCD ou com o mesmo desligado, em manter digis/estações inadequadamente configurados quer em paths, temporizações ou potência, enquanto se pretender estar numa determinada zona do pais e "querer ser escutado em directo" no outro extremo, não se vai chegar a lado nenhum.


Já algum trabalho foi feito no sentido de auxiliar à correcta forma de gerir a rede. Alguns contactos efectuados receberam resposta positiva, mas, não passaram da resposta. Outros contactos foram tentados sem sucesso.

Inclusive foram contactados Colegas de Espanha, cuja colaboração agradeço, a solicitar que fizessem passar e refrescar a memória aos utilizadores EA, no sentido de fazer chegar a informação a alguns sysops, e o que obtiveram como resposta foi: "eu é que sei como configurar a minha estação e eu é que estou certo"...


 


 


A "escolha" de 144.900 é obviamente temporária. Não pretendemos de forma alguma dividir radicalmente a rede em "APRS-mau" e "APRS-bom".


De igual forma não pretendemos que se faça uma mudança para esta QRG.


Sabiamos de antemão que esta decisão iria "agitar as águas", e de certa maneira servir como chamada de atenção para que se corrijam os erros existentes.


Convido-vos a fazer um teste de recepção numa e noutra frequência e comparar o numero de frames ouvidas com as correctamente decifradas.

É frequente (demasiado, diria eu) o número de colisões entre pacotes, que acabam por não ser descodificados e congestionam a rede.


 


Respondendo a algumas dúvidas:


Há pelo menos dois digis a receber e consequentemente a repetir, tráfego EA, que na sua maioria tem path definido como WIDEmuitos-muitos,


Na região desses digis existe uma estação com um indicativo no minimo estranho, que faz WIDE7-7...


Na região de LX, há um colega, que já se tentou contactar por diversas formas e está numa configuração semelhante.


Em alturas que a propagação o permite, as estações EA8 (Canárias) inundam a rede com os seus TRACE, WIDE, RELAY, WIDEmuitos-muitos


Sugiro uma visita a APRS.FI e interpretação dos dados, em alternativa ver no software que utilizam (UI-View ou outros) os PATHS utilizados, a temporização dos beacons e status, etc.


O tráfego RF em 144.900 está a ser colocado na rede APRS-IS via IGate(s).



 


Obrigado a todos pelos comentários, opiniões e sugestões.


Cumprimentos
 














Salomão Fresco


Callsign: CT2IRJ


GRID Locator: IM59sl -- CQ Zone 14 / ITU Zone 37


QTH: Entroncamento, Portugal


 


      


 


 












 
2016-11-03 21:53 GMT+00:00 pmafer <pmafer  gmail.com>:

Caros colegas,
 
Só uma "coisita" que não percebo:
 
Tratando-se de um digipeater, bem localizado por sinal e que faz muita falta, para que local fará a repetição? Que eu conheça não existem outros digis ou gates nessa frequencia. Ou será directo para a APRS-IS ou ainda através de uma IGate privada? Não era suposto estar integrado na rede? um digi isolado numa frequência não me parece fazer muito sentido em termos de rede. A não ser que se faça uma nova rede. Será isso?
 
73's
Paulo
CS7ACM
 
 

 


2016-11-03 13:02 GMT+00:00 Salomao Fresco <sal.fresco  gmail.com>:







Boa tarde,


 


Em nome da Comissão Administrativa da AMSAT-PO, informam-se os Colegas de que entrou em funcionamento na Serra d'Aire o Digipeater de APRS da AMSAT-PO com as seguintes características:


1. Indicativo da estação:CQ0XSA;


2. Localização da estação: Serra d´Aire / 39º32'09''N/08º38'11''W (WGS84) / IM59QM;


3. Frequência de TX/RX: 144,900 MHz;


4. PAR máxima: 1W;


5. Designação de emissão: 16K0F2D;
Este dispositivo está de acordo com "The new n-N Paradigm" de 2004.


Solicita-se aos Colegas relatório de funcionamento para o e-mail da

Associação (amsatpo  sapo.pt), sobre o seu desempenho.


73,


 


'pla Comissão Administrativa da AMSAT-PO

 


Salomão Fresco - CT2IRJ



_______________________________________________

CLUSTER mailing list

CLUSTER  radio-amador.net

http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster

 




_______________________________________________

CLUSTER mailing list

CLUSTER  radio-amador.net

http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster

 









----- Fim de mensagem reenviada -----






-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20161105/9a6e8185/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER