ARLA/CLUSTER: Imagens e breves notas II

Miguel Andrade (CT1ETL) ct1etl gmail.com
Terça-Feira, 1 de Novembro de 2016 - 18:32:30 WET

Olá de novo,

Desculpem-me mas troquei-me todo na parte final da mensagem anterior e não
enviei as imagens anexadas, as quais foram recebidas, na qualidade que se vê
(e não o contrário).
O problema não está na emissão do Bruno mas na minha recepção.
Tenho que afinar a máquina na recepção e não o contrário.
A idade não perdoa... :)

73 de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********* ITU Zone 37
endereço em/adress in www.qrz.com/db/CT1ETL

-----Mensagem original-----
De: Miguel Andrade (CT1ETL) [mailto:ct1etl  gmail.com]
Enviada: terça-feira, 1 de Novembro de 2016 18:13
Para: 'Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER'
Assunto: Imagens e breves notas sobre as últimas 2 sessões de televisão de
varrimento lento

Caros colegas,

Com o lento retomar de actividade nas radiocomunicações, mas sobretudo no
correio electrónico (após uma paragem de pouco mais de um mês), um das
minhas prioridades tornou-se enviar os habituais relatórios das emissões de
TVL via CQ0UARB.

A primeira emissão teve lugar no Sábado dia 7 de Setembro (como o tempo
passa!?!) e foi praticada em modos de varrimento tradicionais.
A grande novidade foi a participação do nosso colega Carlos Pinheiro
(CT1PT), a qual muito nos honrou e fortaleceu a comparência de outros
colegas regulares como os nossos amigos Telmo Jacinto (CT2ILN/P) - a estação
mais distante (Caldas da Rainha) e, como sempre, o herói da noite pelas
condições em que participou - e Pedro Ribeiro (CT7ABP) que conseguiu a
imagem mais nítida da emissão, como é seu apanágio.
As primeiras imagens partilhadas nos anexos são do colega Carlos Pinheiro,
merecendo as "honras da casa" pela sua participação.
Foi uma emissão sem "sobressaltos" e que marcou o regresso das riscas
transversais nas minhas imagens, problema que será em breve definitivamente
erradicado (penso eu de que).

A segunda emissão ocorreu no passado Sábado, dia 7 de Outubro e consistiu no
envio de imagens no modo MSK, como experiências tanto via CQ0UARB, como
ponto-a-ponto nos 144,525 MHz em condições de recepção consideradas já como
marginais devido à distância.
Apesar da muito apreciada companhia do nosso estimado colega e amigo Cardoso
(CT1EDP), responsável pelas minhas primeiras experiências e adesão e este
modo de varrimento de imagem, só 2 estações é que trocam imagens, ou seja
CT1ETL e CT7AHQ.
Tivemos, como sempre, mais algumas surpresas e estamos a chegar à conclusão
de que a aplicação informática com a qual estamos a trabalhar está
provavelmente melhor calibrada para a troca de imagens em Banda Lateral
Única (teoria a confirmar após testes mais conclusivos).
Para meu grande pesar e lamento, as minhas imagens não chegaram nas mesmas
condições do que as que forma recebidas por mim enviadas pelo colega Bruno,
uma vez que estava a transmitir com uma estação de recurso a qual irá ser em
breve melhor equipada para estas modalidades de emissão.

Em breve teremos mais uma emissão via CQ0UARB, mas fiquem atentos ao
correio, pois aproxima-se o Inverno e com ele as emissões ponto-a-ponto em
VHF e HF com maior regularidade dos que o nosso encontro mensal.
Se tiverem sugestões de datas e faixas de frequência... não hesitem em
contactar-me por este via.

Um abraço e...