Re: ARLA/CLUSTER: Ativações

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com

Os QSO's à volta de 400/500 km estão dependentes da chamada propagação NVIS
onde a frequencia critica é determinante.

As antenas para este tipo de propagação devem estar baixas recomendando-se
entre 1/8 a 1/4 de onda acima do solo ou mesmo mais baixas (à quem as
coloque rente ao chão) , de modo a que o angulo de "disparo"  à ionosfera
seja o mais elevado possivel, sendo o ideal proximo dos 90° e na
polarização horizontal.

Assim, o sinal sobe e é quase refletido na totalidade para o solo numa
especie de chuveiro. Basicamente o que sucede quando apontas uma mangueira
a deitar agua, à vertical.

João Costa (CT1FBF)