ARLA/CLUSTER: RFinder estabelece parceria com a REP

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com

" As associações são obrigadas a fazê-lo à ANACOM e os dados estão
disponiveis no portal da ANACOM. "

Não é verdade Sérgio, "nem tudo o que existe" está no portal da ANACOM,
alias, para ai metade, não está lá disponível.!

A ÚNICA coisa que lá existe são as estações de uso comum LICENCIADAS, todas
as estações de uso comum AUTORIZADAS, não estão lá.  E portanto, se as
associações não quiserem divulgar os dados das estações autorizadas "elas
não existem".

Vai dai que eu tenha sido critico desta solução quando a conheci, mas
atenção existem actualmente soluções que são inteiramente gratuitas e
inclusive actualizadas periodicamente mal são conhecidas e divulgadas para
os utilizadores finais, isto não quer dizer, que não tenham custos. Agora
tudo radica na sustentabilidade e boa vontade dos projectos.

Por exemplo, a App HAM GeoTool desenvolvida pela Paulo (CS7AGH) para estar
na Google Store tem custos.

Alias, um dia descobri que existiam algumas pessoas que utilizavam os dados
por mim colectados e publicados graças à boa vontade da comunidade e
cobravam a outros por actualizarem os seus rádios, dai agora sair um aviso
no fim de cada publicação das listas:
" ATENÇÃO: A informação contida nesta mensagem e anexos é destinada a
fornecer dados de utilidade aos Radioamadores particulares e às suas
Associações, podendo ser utilizada para difusão na sua totalidade,
desde que mencionado sempre o seu autor.
NÃO é permitido o uso comercial do todo ou partes do conteúdo agora
enviado, sem previa e escrita autorização do seu autor."

E de uma coisa vos garanto, nunca autorizei e nem tenciono autorizar,
porque para mim em ultima analise, os dados não são meus, são de todos
aqueles que os dão a conhecer desinteressadamente e sem qualquer fim de
lucro com essa informação.

João Costa (CT1FBF)
PS- Aqui há uns anos escutei um QSO numa frequência directa que me fez
muito rir.

Dizia um "radioamador" novo para outro recém chegado:
" Isto só visto, nós pagamos a taxa a ANACOM e esta em vez de ter os
repetidores a funcionar é isto."

Ao que o outro respondeu " Pois é verdade, não há direito, os repetidores
são dela e é isto, pagamos é somos mal servidos é o normal com estas coisas
do Estado.!"