ARLA/CLUSTER: A falha de Repetidores DSTAR a Norte

CS7AGH cs7agh sapo.pt

Sérgio,
Esse pormenor é outro, é a capacidade de existir configurada a
interligação DSTAR-DMR num repetidor, evitando a necessidade de teres 2
rádios para aceder a essas redes.
Caso compres um DSTAR ou DMR hoje em dia, há repetidores a nível
nacional que te permitem, com apenas um rádio, falar nos dois protocolos.
Olhando para custos, comprando o rádio mais barato das duas tecnologias,
o MD380 para DMR, tens a possibilidade de:
- falar nos repetidores analógicos UHF (caso optes e bem por este modelo)
- via repetidor DMR falar na rede DMR e nos vários TalkGroups que
existem, nacionais ou internacionais
- via repetidor DMR falar na rede DSTAR num repetidor que tenha a
interligação configurada

Se comprares também a DV4Mini, para além das alíneas acima, passas a ter:
- via dv4mini+pc ou rasp pi capacidade de falar na rede DMR quando fora
de alcance de um repetidor
- via dv4mini+pc ou rasp pi capacidade de falar na rede DSTAR via
interligação quando fora de alcance de um repetidor

A DV4 Mini é apenas um meio de criar um hotspot local.

Jorge,
Corrige-me se estiver errado por favor

--

73,