ARLA/CLUSTER: A falha de Repetidores DSTAR a Norte

Jorge Santos ct1jib gmail.com

Então aqui vai:

Português

http://dmr-portugal.org,
https://www.facebook.com/profile.php?id=100010448674342,

outras línguas:

e muitos mais. A utilização de voz digital tem 12 anos, aplicada a
partir de 2004 mas com maior desenvolvimento desde 2010, é difícil
conseguir dar-lhe uma listagem de locais a pesquisar, se procurar por
DSTAR, DMR, Fusion irá encontrar ideias aplicações ensaios e tudo o que
o possa informar sobre o que tem sido feito e em operação nestes últimos
anos. Portugal tem desde 2008 a rede DSTAR a trabalhar, este ano
arrancou a rede DMR nacional que já permite nesta altura a interligação
entre elas, evitando assim o utilizador ter que sair de casa com dois
rádios.

A rede DSTAR está composta neste momento por 8 repetidores
"http://dstarportugal.com/", sendo que na sua totalidade são 11, 3 estão
no momento inoperacionais, conta ainda com bastantes hotspots, uns
privados com potências que rondam os mw e outros licenciados como
estações de uso comum com 10~25W, garantindo cobertura de alguns locais
onde os repetidores não chegavam, o número destes hotspots é hoje de 16
podendo ser mais. A rede DMR tem ao momento 4 repetidores com previsão a
curto espaço de um quinto, Hotspots são 20 (embora os mais activos sejam
metade), variando entre a DV4mini e a DVMega radio
(http://dvmega.auria.nl/RPI_radio.html).

Portanto caro Salomão e demais colegas, torna-se quase que impossível
dizer qual o melhor local para buscar informação, lembre-se sempre
"Google is your friend..."

*CT1JIB* - /Jorge Santos/
Watch data at /www.qrz.com <http://www.qrz.com/db/CT1JIB>/
/QTH Locator: IM58mo91ju
///CQ Zone 14 / ITU Zone 37
/QSL via Bureau or eQSL <http://www.eqsl.cc>
/ 	///REP Member #1748
ARLA Member #070
ARAT Honorary Member #100
ARLC Member #074
ARRL/LoTW #2000232451
AMSAT US #36900
EPC Member #530/
Sysop of CQ0DSA, CQ0DCH, CQ0DAH, CQ0DBO, CQ0DLX, CQ0DSM
and XRF040, DCS012 reflectors
CO-Sysop of CQ0DTV, CQ0DFO
Dstar-DTMF call: *1725*
DMR ID: 2683007