ARLA/CLUSTER: Operando Split no TS-480...

João Condeço joaocond gmail.com

Boas,

O <A aponta para a frequência de rx (*VFO A*) e quando tem o split ligado
aparece por baixo B> (*VFO B*) que é a frequência de tx.

Quando aperta o ptt o rádio emite no *VFO B* e assim que larga volta ao *VFO
A*.

A finalidade de trabalhar em split é quando por exemplo esta em cq e tem um
enorme pileup a chamar por si.
Você encontra-se com o VFO A na frequência onde todos chamam e depois emite
numa frequência limpa (acima ou abaixo da frequência de recepção) onde
todos o escutam, isto *minimiza* o caso de estarem a emitir por cima de si
durante a resposta e o tempo de estar à espera que todos se calem para
falar!!!

73's
João
CT2HPM

No dia 12 de maio de 2016 às 19:18, Artur Marçal <artur.mar  sapo.pt>