ARLA/CLUSTER: A falha de Repetidores DSTAR a Norte

Jorge Santos ct1jib gmail.com

Boa tarde colega Sérgio,

Com a DV4mini + raspberry PI2 pode, se tiver equipamentos específicos para
cada um dos serviços a operar, ou seja um DSTAR para o modo DSTAR, um DMR
para esse modo ou ainda um Fusion ou ainda dPMR e P25.

No entanto, e no nosso país, é possível estabelecer comunicação entre
DSTAR<>DMR ou reverso, isto permite com um dos equipamentos estar presente
nas duas redes. O Fusion também já é possível de ligar ao Master DMR mas
ainda não apareceram voluntários e como tal continuam "orgulhosamente" sós.
dPMR, não acho muito interessante pelo facto das redes digitais operarem
baseadas em ligações estrela e as mesmas não existirem no nosso país.
P25, sofre do mesmo mal, existem muitos repetidores na alemanha e holanda,
mas a interconexão é feita num reflector deles o que a ser realizado cá
daria como resultado ou o estarmos independentes ou, em caso de ligação lá,
ouvir línguas de difícil entendimento (na minha perspectiva e conhecimento).

Qualquer dúvida mais disponha.

No dia 12 de maio de 2016 às 16:44, Sérgio Rasteiro - CS7AJS <
cs7ajs  gmail.com> escreveu:

> Essa do DV4Mini ser multi-sistema ainda não percebi muito bem e peço que
> me ajudem a perceber:
> Com 1a DV4Mini + RaspPi/PC + Rádio DStar consigo falar com o pessoal que
> usa Fusion ou DMR?
>
> Obrigaod desde já pela ajuda,
> 73 de CS7AJS - Sérgio Rasteiro

73's
***********************************
CT1JIB / *Jorge Santos*
QTH-Locator: IM58mo
CQ Zone:14/ITU Zone:37
Watch data in www.qrz.com
QSL Via: Bureau, Eqsl, LOtW
ARRL Member# 2000232451
REP Member# 1748
ARLA Member# 070
AMSAT US Member# 36900
EPC Member# 5302
*
Sysop of BrandMeister 2681, DMR_PT-Zone3, CQ0DSA, CQ0DAH, CQ0DCH, XRF040
and DCS012 Reflectors
Co-Sysop of
CQ0DLX, CQ0DSM, CQ0DTV, CQ0DLR, CQ0DAM
DMR ID (268) 3007