ARLA/CLUSTER: A falha de Repetidores DSTAR a Norte

CT1GZB - José Luís Proença ct1gzb netcabo.pt

Caros colegas no passado fim-de-semana fiz uma viagem ao norte do país e deparei-me com a falta de repetidores DSTAR a Norte do país.

Não pretendo que este texto seja entendido como algum tipo de crítica, nada disso, até porque sei muito bem as dificuldades que as Associações (todas) se deparam com falta de recursos humanos para as suas actividades, entre elas, a manutenção de repetidores.

Durante a viagem fiz vários “zappings† entre repetidores e....nada, ainda assim, os que tem mais tráfego ainda são os de DSTAR pelo facto de estarem lincados.

Apesar de ser um “nabo†nisto do DSTAR sei que, sem internet...não há “lincagem†de repetidores para ninguém.

A caminho do norte tive Arrábida até Aveiras de Cima, depois só tive novamente DV perto de Coimbra via repetidor de Baltar (por pouco tempo) e HotSpot de Gouveia, Leiria e Coimbra...zero...nem os HotSpots.

Do alto da minha ignorância pergunto:

1- Qual/quais os equipamentos mais económicos na relação preço/qualidade para ter um HotSpot móvel/portátil para usar a internet do telemóvel para ter DV sempre disponível?

2- Porque não investir mais no DV em vez de haver repetidores “repetidos†em algumas Serras?

O meu muito obrigado aos colegas que com a sua carolice ainda vão mantendo os Repetidores (todos) em funcionamento para quem anda em móvel e, principalmente, para quem está no interior de Portugal.

O meu obrigado público ao colega que mantém o HotSpot de Gouveia que faz uma cobertura fantástica no Centro/Norte do país.

73 de José Luís Proença, Operador do Posto Emissor CT1GZB
ARVM # 53, REP # 1418, SKCC # 8178, NRA # PN 077
http://ct1gzb.blogspot.com

---
Este e-mail foi verificado em termos de vírus pelo software antivírus Avast.