Re: ARLA/CLUSTER: E se um PLC interferir com a nossa estação?

CT2FZI IM58kr ct2fzi gmail.com
Terça-Feira, 3 de Maio de 2016 - 09:13:20 WEST

Queria no entanto partilhar a proposito deste tema que no meu QTH (no
apartamento abaixo do meu) existe uma instalacao de um operador de telecom
que usa PLC.

Contactei a ANACOM, demonstrando de diversas formas que os PLCs estavam a
interferir com a minha estação nas bandas de amador, a qual prontamente se
deslocou ao predio onde habito para não só identificar a origem da
interferencia como tirar as devidas anotações para poder junto do
fornecedor daquele servico de televisao e internet corrigir a situação.

Com uma antena tipo caça-a-rapoza foi facil de descobrir... que o prédio
todo está minado de PLCs e das suas interferencias :) Até no corredor havia
emissoes... Mas bom, as mais graves ficaram resolvidas.

Estou grato ao meu vizinho que prontamente abriu a porta a estranhos [os
engenheiros da ANACOM] e a mim, para que pudessem fazer as devidas medições
e claro à ANACOM pela forma celere com que resolveram a situacao.

O operador fez um "upgrade" remoto que nao passou de remover determinadas
frequencias do PLC.

73 de Luis, CT2FZI

http://www.ct2fzi.net

<http://goog_717545661>