ARLA/CLUSTER: Medidas da Base de uma Torre

Afonso Marques amarques guiatel.net
Terça-Feira, 22 de Março de 2016 - 17:15:31 WET

No Radioamateurs  Handbook , que não tenho aqui á mão , tem lá elementos de
cálculo , básicos mas suficientes, para ter uma ideia do dimensionamento do
maciço . No fundo o princípio é um cálculo de momentos : o da força gerada
pelo vento actuando sobre a superfície exposta ( antenas , cabos e torres )
e por outro o momento resultante do peso da  massa do maciço , que
contraria o primeiro , ambos  tendo como charneira  uma aresta da base . O
2º tem que ser bem superior ao 1º .  Estamos a falar de torres
autosuportadas , porque se fosse espiada  qualquer laje resolvia. Depois há
outros factores a considerar  , como a constituição do terreno, o local do
país , por causa do vento , mas considerar 120 km/h é o máximo que o
Regulamento de Estruturas prevê .

Bom mas ao colega o que interessa é em termos práticos o que é que isso vai
dar . A mim “ cheira-me “ que uns 3 a 4 m3 de betão   deve dar á vontade.

73

CT1RH