Re: ARLA/CLUSTER: [questão] Antena alimentada com fio paralelo

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com

Então, Boa Tarde, Luís (CT2FZI).

"Algum dos Colegas tem experiência de operação de uma antena tipo zepp
alimentada com fios paralelos encostados a uma parede? "
Sim. Tive experiência com uma antena deste género.

"A proximidade de objectos, mesmo não metálicos, irá ter alguma influência
substancial?"
Influenciar, influencia sempre, agora quanto mais longe de uma parede
melhor e atenção que uma parede tem sempre na sua estrutura, quanto mais
não seja, partículas metálicas. O melhor deste projecto é que as perdas são
ínfimas, quase me atrevo a dizer inexistentes, pois uma linha aberta tem
muitíssimo menos perdas que qualquer cabo coaxial, mesmo sendo este de
baixas perdas.

O pior mesmo que pode vir a acontecer é que com o vento a linha paralela
balouce e se torça, estando desta forma a variar constantemente a relação
de ondas estacionárias, coisa que se verificou no meu caso.

Afastando-se da parede e permanecendo a linha presa e imovel, isto já não
se verifica e trabalha muito bem, sempre dentro das limitações de uma
antena de fio,

João Costa (CT1FBF)