ARLA/CLUSTER: APRS e SMS no DMR

Jorge Santos ct1jib gmail.com

Mais informações em http://dmr-portugal.org/?page_id=21

Nem todos os equipamentos podem receber/enviar mensagens de SMS ou
comunicações APRS, é conveniente que antes de adquirirem um equipamento
verifiquem quais os modelos que a rede BrandMeister já suporta
atualmente. No site Wiki do BrandMeister, nesta “entrada”
<https://bm.pd0zry.nl/index.php/Terminal_Support> é possível
verificarmos quais os modelos e o que suportam. No exemplo abaixo
podemos constatar (e eu na prática verifiquei) que o Tytera MD380 ainda
não é completamente suportado pelo sistema.

Radios <http://dmr-portugal.org/wp-content/uploads/2016/03/Radios.png>

Dando a informação “/de que se está a trabalhar para isso/“, existem
também modelos não testados pela equipa de desenvolvimento que no
entanto poderão funcionar, agradecia-se que quem os tenha e teste que
envie os resultados dos mesmos para Rudy – PD0ZRY
<mailto:zarya  gigafreak.net> ou mesmo para mim.

Na posse de um equipamento que permita mensagens, temos que a mesma
poderá ocorrer por duas formas, SMS, mensagem enviada em modo privado a
alguém na rede e sempre (de preferência) dentro do mesmo repetidor, ou
mensagem de APRS e esta poderá ser enviada de qualquer network. Se o
equipamento que tem suporta ARS/RRS ele automaticamente se anuncia no
repetidor que alcançar, isso informa a rede da posição do utilizador
perante a mesma, estes serviços de ARS/RRS existem nos equipamentos
Hytera e Motorola, embora outros também os possam ter. As marcas nem
todas tem a mesma configuração para este serviço, primeiro que tudo
teremos que informar a rede de qual o vosso SSID (aquele numeral que
aparece no APRS após o nosso indicativo) para que ela interprete
correctamente a relação ID do indicativo-SSID, para isso temos que nos
registar neste *S**ite *designado de SelfCare
<http://cloud.dstar.su/bootstrap/> (atenção: trabalha melhor com o IE ou
Firefox), tentei reproduzir por imagens o que fazer, para quem a língua
inglesa não constitui obstaculo as minhas desculpas pela legendagem.

Registe-se
<http://dmr-portugal.org/wp-content/uploads/2016/03/Registe-se.png>

registo_1 <http://dmr-portugal.org/wp-content/uploads/2016/03/registo_1.png>

registo_2 <http://dmr-portugal.org/wp-content/uploads/2016/03/registo_2.png>

Após o registo pode então aceder à sua área.

Como exemplo, abaixo é visível o que encontram após a entrada no
SelfCare, primeiro menu My Call encontram todos os registos que tenham
efectuado no DSTAR (se acaso não é visível nenhum contactem-me para ser
adicionado)

registo_4
<http://dmr-portugal.org/wp-content/uploads/2016/03/registo_41.png>

O que necessitam está no menu Ham DMR, aqui irão encontrar os registos
válidos para o vosso indicativo no campo de seleção seguinte ao
indicativo tem um selector com ETSI no label, devem abri-lo e
configura-lo para o “tipo” do vosso rádio, relembro que foi possível de
vizualizarem no BrandMeister Wiki que o Tytera tem emulação Motorola,
com podem depois ver é essa a configuração que eu tenho no meu.

registo_5 <http://dmr-portugal.org/wp-content/uploads/2016/03/registo_5.png>

Depois de configurado o tipo de rádio temos que escolher o SSID, no caso
tenho 7- portátil e 9 – carro

registo_6 <http://dmr-portugal.org/wp-content/uploads/2016/03/registo_6.png>

E pronto a parte de configuração da conta para APRS messaging está
feita, podem testar neste site
<http://www.findu.com/cgi-bin/msg.cgi?call=*> o envio de uma mensagem
para o próprio, é logicamente necessário o acesso a um repetidor. O
DV4mini não aceita dados como tal não funciona, mas não esperem por uma
deslocação até um local com repetidor para o fazerem, quanto antes melhor.

Os equipamentos Hytera ainda tem a necessidade de uma configuração no
codeplug. O TG responsável por comunicações APRS é no nosso servidor o
268999, isto é válido para qualquer país que tenha BrandMeister na rede,
devem então configurar em Conventional -> General Settings -> Network o
campo RRS & GPS Radio ID o TG respectivo (268999) só assim poderão
enviar mensagens APRS.

--
Sign
*CT1JIB* - /Jorge Santos/
Watch data at /www.qrz.com <http://www.qrz.com/db/CT1JIB>/
/QTH Locator: IM58mo91ju
QSL via Bureau or eQSL <http://www.eqsl.cc>/ 	/CQ Zone 14 / ITU Zone 37/
/REP Member #1748
ARLA Member #070
ARAT Honorary Member #100
ARRL/LoTW #2000232451
AMSAT US #36900
EPC Member #530/
Sysop of CQ0DSA, CQ0DCH, CQ0DAH, CQ0DBO, CQ0DLX, CQ0DSM
and XRF040, DCS012 reflectors
CO-Sysop of CQ0DTV, CQ0DFO **
DMR ID: 2683007
DStar System