Re: ARLA/CLUSTER: Re: CQ72DD - Operação OVERLORD está "On The Air" hoje, desde Santa Apolónia em Lisboa

ACViegas ct2ixq gmail.com
Sexta-Feira, 10 de Junho de 2016 - 02:23:25 WEST

Caros Colegas e Amigos
Desde já como dirigente Associativo venho agradecer a opinião .
Embora tenhamos tentado evitar responder a determinadas opiniões só venho por este meio lembrar os Portugueses, sim ...Portugueses, que lutaram e foram massacrados pelos Japoneses em Timor!!!
Viva Portugal!
ACViegas
CT2IXQ
T/CT2IXQ

From: António Duarte - CT1CPP
Sent: Wednesday, June 08, 2016 3:40 PM
To: CT-Comunicações e Tecnologias
Cc: cluster  radio-amador.net ; radioamadores_algarve  yahoogrupos.com.br
Subject: ARLA/CLUSTER: Re: CQ72DD - Operação OVERLORD está "On The Air" hoje, desde Santa Apolónia em Lisboa

Boa tarde ilustres colegas.
Se me for permitido, também gostaria de dar uma opinião sobre o assunto.

A 1.ª e a 2.ª GGM foi uma catástrofe para toda a Humanidade e não apenas para os países beligerantes propriamente ditos. Portugal, embora não tenha participando directamente na 2.º GGM, tratando-se de um país europeu, o nosso destino não seria propriamente indiferente, quer ganhassem os Aliados ou o Nazismo. Parece-me que tal acontecimento também nos diz respeito e muito.

O desembarque efetuado nas praias da Normandia constituiu o ponto de viragem da guerra a favor dos Aliados. É lembrado e celebrado em todo o mundo enquanto facto histórico que determinou a queda do Nazismo protagonizado por Hitler. A importância e o simbolismo do dia "D" está intimamente associado à libertação da Europa. Em primeiro lugar dos países invadidos mas também dos próprios alemães, também eles grandes vítimas da loucuras de Hitler.

Obviamente que o desembarque do dia "D" culminou com a morte de muitos soldados de ambos os lados. A questão que se coloca é saber se haveria outra alternativa?

Quanto ao povo alemão sentir-se humilhado por tal celebração, não me parece que os judeus alemães que foram exterminados nos campos de concentração tenham ficado muito zangados com a queda de Hitler e com a celebração da vitória dos Aliados. Também não me parece que os restantes alemães, na sua esmagadora maioria se identifique com as barbáries de Hitler. Conheço alguns que se sentem bastante envergonhados com o passado do seu pais  e culpam Hitler pala morte de muitos dos seus familiares durante a guerra. Obviamente que existirão sempre alguns grupos de extrema direita mas isso não é apenas um fenómeno alemão, eles também estão presentes noutros países, nomeadamente naqueles que integraram a coligação vencedora.

No que respeita a utilizar-se a simbologia do dia "D" para se levar a cabo uma atividade radioamadoristica, considerando que à partida não existe uma relação direta entre ambas, estou a lembrar-me da relação existente entre a EDP e o radioamadorismo, os castelos, os faróis e até o dia da marinha. Se neste último caso a marinha tem comunicações e radioamadores, por maioria de razão, o dia "D" e a 2.º GGM deverão ter tido muito mais.

73 de .CT1CPP - Duarte - Entroncamento