Re: ARLA/CLUSTER: Resultados e data/hora para as últimas emissões do teste de propagação nos 144, 180 MHz

pedro ramos conguito ct2hqv hotmail.com
Quinta-Feira, 28 de Julho de 2016 - 19:59:52 WEST

ola boa tarde

sinal recebido em corroios im58kp 5/9+20

19.29

condicões de trabalho

antena: diamond x510

cabo RG213

radio : kenwood ts2000

________________________________
De: cluster-bounces  radio-amador.net <cluster-bounces  radio-amador.net> em nome de Miguel Andrade (CT1ETL) <ct1etl  gmail.com>
Enviado: 27 de julho de 2016 21:12
Para: 'Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER'
Assunto: ARLA/CLUSTER: Resultados e data/hora para as últimas emissões do teste de propagação nos 144,180 MHz

Caros colegas,

Foi com grande agrado e muita consideração pessoal pelos 4 contribuintes que
me transmitiram os resultados abaixo descriminados, que vos venho dar conta
dos mesmos e da data final das emissões experimentais.

Comecemos pelos resultados que me foram transmitidos:

273,6 quilómetros (IN50om) - azimute 0,0º, sinal 0.
222,8 quilómetros (IM69ft) - azimute 28,7º, sinal 9.
102,3 quilómetros(IM57pd) - azimute 175,9º (zona marginal segundo o mapa de
propagação prevista) e com a serra pelo meio, sinal fraco com muito QSB e
QRN.
90,7 quilómetros (IM58lu) - azimute 346,2º, sinal 9+10.

Nem necessitava aqui de o referir, mas relembro que estes são dados de
recepção recolhidos em datas e horas distintas, pelo que terão existido
momentos em que os sinais recebidos por estas mesmas estações seriam
melhores, outros piores, como teve oportunidade de comprovar o nosso colega
João Escarigo (CT2GMH) que começou por receber a minha emissão com sinal 1
às 19:00 de ontem e chegou a sinal 9 às 22:00 do mesmo dia.

A minha estação é composta por um antigo TS-790E, um amplificador de
potência, uma antena X-200 (2 x 5/8 nos 2 metros), 10 metros de cabo Ecoflex
10.

A potência de emissão é de 50 watts de pico (com ajuda do amplificador para
não esforçar o andar final do rádio, o qual está a transmitir com apenas 10
watts). Como vêem é uma experiência simples ao alcance de muitos :)

A emissão prosseguirá esta noite até sensivelmente às 9:30 de amanhã, dia 28
de Julgo de 2016, retomando às 15:00 de amanhã até sensivelmente às 23:55 de
sexta-feira, dia 29 de Julho.

Quem quiser testar o programa OPERA poderá registar QSO com a minha estação
(caso as condições o permitam), mesmo não estando a operar a estação. O
Computador averbará automaticamente, nesse caso, as variações de sinal entre
as nossas estações.

Alô Madeira, alô Açores... alguém me escuta? Câmbio!

73 de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********* ITU Zone 37
endereço em/adress in www.qrz.com/db/CT1ETL<http://www.qrz.com/db/CT1ETL>