ARLA/CLUSTER: Previsão de propagação ONLINE

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quarta-Feira, 13 de Julho de 2016 - 15:34:55 WEST

Muitos colegas vão às ondas curtas "às cegas"...Tipo: "vamos ver se a
propagação deixa"..."Não sei como estão os 40m"...etc! Não é preciso
conhecer os mecanismos que regem a propagação, nem ser um experto em fisica
solar. Basta um pouco de empenho e uma ligação à internet para terem toda a
informação que necessitam para saber as melhores frequências em função da
hora, para comunicarem a uma determinada distância.
Alem das ionosondas, pode-se utilizar o VOACAP-ONLINE que é até mais
preciso. Basta pegar nos marcadores com o rato, coloca-los nos locais das
estações, e preencher se necessário os quadros e clicar em calcular. Logo
aparece um circulo de cores com todas as previsões.

http://www.voacap.com/prediction.html

Cumprimentos:  Carlos Mourato
Sines - Portugal

Best regards from:  Carlos Mourato
Sines - Portugal

Op. CT4RK

*Visite o meu canal Youtube em:*
http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide

*Visit my youtube channel at:*
http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide

Aos meus e-mails não se aplica o acordo ortográfico.