RE: ARLA/CLUSTER: A rede amadora não faz falta nem sequer é considerados como infraestrutura de emergência

Jose Luis Gonçalves Pereira dfronts hotmail.com
Quarta-Feira, 13 de Janeiro de 2016 - 22:48:19 WET


Boa noite, caríssimo João Machado.
Penso que interpretou mal as minhas palavras,ou fui eu quem me  expliquei mal.
Conheço em traços gerais o o PNEPC-Plano Nacional de Emergência de Proteção Civil e a Resolução do Conselho de Ministros nº 87/2013, conheço o papel do radio-amador.
Quando referi que "A rede amadora não faz falta nem sequer é considerado como infraestrutura de  emergência", foi em termos práticos de uso da rede amadora, ou seja, não é vista como uma mais valia, e muitos até desconhecem as suas capacidades de alcance e mais valia.
Como a rede SIRESP no distrito do Porto tem dado provas de um bom funcionamento, e se a msma falhar existe rede ROB, se falhar a ROB temos a banda baixa, se falhar e apeasr de ser autónoma, temos ainda a rede estratégica de comunicações da cruz vermelha, se estas todas falharem,  vai-me desculpar, é porque provavelmente morremos todos... Tendo estes meios todos de comunicação alternativos que pertencem directamente a agentes de protecção civil, nomeadamente de socorro e assistência às populações, daí não se ter em conta  a banda amadora.
Na minha opinião não dar importância a rede amadora é um erro, pois, penso eu que a PSP e GNR desactivaram por completo as suas redes analógicas de comunicação,  dependem única e exclusivamente da rede SIRESP.
Obrigado e boa noite
José Luis Gonçalves Pereira
 
 
"Não existe vento favorável para quem não sabe onde chegar"
(Sêneca)

From: ct1bat  gmail.com
To: cluster  radio-amador.net
Subject: RE: ARLA/CLUSTER: A rede amadora não faz falta nem sequer é considerados como infraestrutura de  emergência
Date: Wed, 13 Jan 2016 19:31:48 +0000

Poderia simplesmente ignorar partindo do principio, como diz Humberto Eco, de que a Web está ao alcance de todos.Contudo, concedo ao José Luis Pereira o benefício da dúvida e passo a esclarecer já que anda aqui há pouco tempo e, como tal, ainda não teve tempo de se documentar.Esclareço: Conforme o PNEPC-Plano Nacional de Emergência de Proteção Civil e de acordo com a Resolução do Conselho de Ministros nº 87/2013, em vigor desde 12/12/2013, compete às Organizações de Radioamadores na Fase de Emergência: · Garantir a interoperabilidade entre redes e sistemas de comunicação das diversas entidades · Apoiar as radiocomunicações de emergência; · Estabelecer e garantir autonomamente vias de comunicação, recuperação e integração de outros meios e dispositivos de comunicação; · Colocar em funcionamento equipamentos e meios técnicos colapsados; · Reportar através dos meios de rádio, informação útil ao acionamento de meios de socorro e salvamento; · Assegurar a difusão de informação útil às populações eNa fase de reabilitação: · Apoiar as radiocomunicações de emergência; · Reabilitar e colocar em funcionamento equipamentos e meios técnicos colapsados; · Assegurar a difusão de informação útil às populações.A coordenação das Associações de Radioamadores compete à ANACOM http://planos.prociv.pt/Documents/130313331520274941.pdf página 128.Refere o PNEPC que, compete aos Radioamadores estabelecer "...redes rádio (HF, VHF e UHF) autónomas e independentes, que se constituirão como redes redundantes e/ou alternativas aos sistemas de comunicações da ANPC.". Perante o referido, não sei porquê a ANPC haveria de ter rádios ligados na banda amadora?!? Tem o sistema que lhes foi atribuído.Se e quando fôr necessário a ANACOM, a quem cabe a “coordenação”, solicitará a colaboração das Associações de Radioamadores, que têm as suas equipas preparadas de entre os radioamadores que se disponibilizaram para ajudar. Esperamos que nunca seja necessário. Quanto ao resto é, simplesmente, a sua opinião, vale para si e para quem estiver de acordo consigo.É aconselhável, no entanto, a informar-se/documentar-se antes de a manifestar. Procurando no Arquivo do Arla-Cluster, por exemplo. 73 fromJosé Machado - CT1BAT    From: José Luís Gonçalves Pereira Sent: Wednesday, January 13, 2016 3:49 PMTo: cluster  radio-amador.net Subject: ARLA/CLUSTER: Listas actualizadas de repetidores de fonia em VHF e UHF de Portugal, a 1 de Janeiro de 2016 Boa tarde
Pelo menos no salop do Porto (cdos distrito Porto)  existe um rádio de banda amador mas está sempre desligado e até desconectado da antena e seguramente a sua programação para funcionar na banda amadora desactualizada.
A rede amadora não faz falta nem sequer é considerados como infraestrutura de  emergência, pois também existe no distrito a rede rob e outras, que são testadas diariamente e estão completamente funcionais. 
Considero que, estar a manter repetidores amadores operacionais para estarem às mosca, não é  viável, também penso que existem até repetidores a mais
José Luís Gonçalves Pereira 
Sent from my Wiko BLOOM
_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/clusterEste e-mail foi enviado a partir de um computador sem vírus protegido pela Avast. 
www.avast.com  

	
		
			
		
		Este e-mail foi enviado a partir de um computador sem vírus protegido pela Avast. 
www.avast.com 		
	


_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster 		 	   		  
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20160113/305e2811/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER