De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de João Costa > CT1FBF
Enviada: 13 de janeiro de 2016 13:32
Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER <cluster  radio-amador.net>
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Listas actualizadas de repetidores de fonia em VHF e UHF de Portugal, a 1 de Janeiro de 2016

Salomão,

Isso seria possível numa sociedade devidamente organizada e responsável.

Muito sinceramente, nem eu acredito e nem a ANACOM, obrigando, consegui isso.

Alias, bastaria aplicar estas duas alíneas, para que um numero razoável de repetidores deixa-se de existir, no papel:
) a ANACOM verificará o não funcionamento das estações repetidoras, de forma sistemática ou na sequência de reclamação; quando verificar tal situação, a ANACOM oficiará a associação titular dessa estação, solicitando os elementos referidos para publicitação;

) as associações titulares dessas estações repetidoras deverão tomar todas as medidas necessárias para que elas não estejam inactivas por períodos superiores a dois meses (findo os quais, seria revogada a autorização ou o licenciamento)

Existe um numero, que estimo de 5% ou mesmo superior, que nunca sequer passaram de projectos no papel ou então tiveram poucos meses a funcionar, no entanto, tem  o licenciamento activo como é facilmente verificável no site da ANACOM.

A própria ANACOM já por diversas vezes manifestou intenções de que as associações passassem a pagar anualmente uma taxa de utilização do espectro por cada repetidor autorizado ou licenciado em seu nome o que resolveria rapidamente o problema.

João Costa (CT1FBF)