Re: ARLA/CLUSTER: TYT DM-UVF10 é compatível com o sistema D-Star?

Jorge Santos ct1jib gmail.com
Domingo, 28 de Fevereiro de 2016 - 14:32:39 WET

Boa tarde Viegas,

Tens toda a razão, a Yaesu/Vertex tem equipamentos DMR, mas tal como
quando pretenderam passar do sistema analógico para digital e com isso
inventarem a roda o mesmo acontece com o sistema DMR da Vertex.
Embora cumpra as especificações ETSI não são compatíveis com o DMR
utilizado por radioamadores, embora o áudio seja perfeitamente escutado
e emitido, de resto nada mais funciona.
A Vertex tem estes equipamentos para atividades comerciais e (acho não
tenho a certeza) que nem tão pouco tem equipamentos com frequências para
a faixas de amador.
Com o lançamento dos EVX a Vertex/Yaesu pretende acabar com a
necessidade de haver repetidores, bastando qualquer equipamento móvel
que receba a comunicação e a difunda, um pouco como o APRS relay, a
ideia não é de todo errada mas.. e o problema aqui é o que há, nada
neste momento suporta repetidores ou estes novos sistemas.
No entanto, e como o sistema DMR está baseado num software chamado
BrandMeister, desenvolvido por radioamadores para radioamadores e com a
possibilidade de utilização de script pelos administradores nacionais
para novos desenvolvimentos/adaptações, não digo que dentro em breve não
possa haver a introdução deste fabricante na rede DMR.

Só como curiosidade, a Tytera tem um repetidor DMR, mas tal como a
Vertex não é compatível com o aplicado ao nosso caso, funciona bem
comercialmente de  resto....

Mas obrigado por teres apontado este assunto, ele é uma demonstração
para algo que chamei a atenção, equipamentos DMR há muitos mas atenção...

Sign
*CT1JIB* - /Jorge Santos/
Watch data at /www.qrz.com <http://www.qrz.com/db/CT1JIB>/
/QTH Locator: IM58mo91ju
QSL via Bureau or eQSL <http://www.eqsl.cc>/ 	/CQ Zone 14 / ITU Zone 37/
/REP Member #1748
ARLA Member #070
ARAT Honorary Member #100
ARRL/LoTW #2000232451
AMSAT US #36900
EPC Member #530/
Sysop of CQ0DSA, CQ0DCH, CQ0DAH, CQ0DBO, CQ0DLX, CQ0DSM
and XRF040, DCS012 reflectors
CO-Sysop of CQ0DTV, CQ0DFO **
DMR ID: 2683007
DStar System