ARLA/CLUSTER: Re: A coisa mais importante em DX

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sábado, 6 de Fevereiro de 2016 - 18:43:43 WET

Porra, mas quando é que as listas passam a ter um "Like".?

Esta mensagem não merece 1 mas 1000.

João Costa (CT1FBF)

Em 06/02/2016 16:12, <ct1eat  gmail.com> escreveu:

> Caros Colegas
>
> A propósito do recente email de CT1FFU, quero dar a minha opinião sobre a
coisa mais importante em DX.

> Rádios
> Quanto melhores, melhor. O imprescindível é um emissor e um receptor com
1 VFO, mas é melhor se tiver 2 VFO. Melhor ainda será se tiver dois
receptores. Mas melhor que isso só mesmo daqueles (SDR) que mostram o que
se passa na banda. Acho que aqui estamos todos de acordo.

> Antenas
> Quanto mais alumínio (e fibra de vidro para os adeptos das
Steppir/Ultrabeam) no ar, melhor. Não tem discussão.

> Potência
> Quanto mais, maiores são as probabilidades de se ser escutado. Isto até a
Lili Caneças sabe.

> Localização
> "Location, location, location." O local onde temos a estação pode fazer
uma grande diferença. Mas, ao contrário dos factores anteriores, por várias
razões, é o mais difícil de mudar. Acho que esta conclusão é pacífica.

> Disponibilidade
> O tempo, pelo menos na sociedade actual, é um recurso escasso. Quem mais
tem disponível, tem mais probabilidade de estar na frequência na hora
certa. Nada a dizer.

> Operador
> Sem dúvida que o melhor dos rádios, com a melhor das antenas, com a
máxima potência que a lei permite, com todo o tempo do mundo, se não for
operado por um radioamador apto, de nada serve. Felizmente este é o factor
em que todos podemos melhorar, e a maior parte das vezes a custo zero.
Basta escutar, pesquisar, ler e discutir o tema.

> Mas, nenhum destes factores é o mais importante!!! (aposto que muitos
estão confusos, a pensar qual será...)

> Antes de vos dizer, na minha opinião, qual é a coisa mais importante em
Dx, conto-vos um caso que se passou há dias com um OM, meu amigo, que tem
todos os requisitos para ser um grande Dx'er. Tem #339 DXCC e o único que
lhe faltava era o KH5/P Palmyra. Naturalmente aguardava com grande
ansiedade o K5P. Seria o último cromo da caderneta... Seria, porque
infelizmente, não está no log! E não está, não porque se tenha esquecido da
expedição. Não está porque não os conseguiu escutar!!! (Vive num ambiente
urbano e tinha S9 de QRM). Portanto, como ensinou o CT4NH no primeiro
"Chamada Geral" que eu assisti (em meados dos 80): "Se não o escutas, não o
trabalhas!" Este é a coisa mais importante do Dx: a escuta.