ARLA/CLUSTER: Certificado HAREC para as Categirias A e B

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Domingo, 18 de Dezembro de 2016 - 21:12:32 WET

O problema e que eu alertei em 2009, não é a ANACOM passar ou não os
certificados HAREC A e B, mas sim o reconhecimento pelas outras
administrações e a sua validação. Como as outras e inclusive a nossa
administração só reconhecem os certificados nos termos da Recomendação CEPT
T/R 61-02 elas não tem qualquer validade atualmente.

Isto resulta de não existir equivalencia nacional entre as anteriores
categorias e as "novas" , salvou-se a questão da licença CEPT. Mas atenção
que anteriormente em algumas administrações existia as licenças CEPT A e B
que hoje também não tem qualquer validade.

Em 2009, com a entrada do novo Decreto-Lei, eu alertei para esta situação
muitos colegas que não ligaram.

Por exemplo, na Alemanha mesmo que alguem deixe de ser radioamador tem
sempre direito ao certificado, infelizmente em Portugal não é assim e temos
pelo menos um caso de um colega nosso emigrante que ao ter deixado caducar
o seu indicativo nacional hoje se quiser ter uma estação fixa vai ter de
começar tudo de novo pois a Alemanha não lhe passa o certificado pois não
foi lá que ele fez exame.

João Costa(CT1FBF)