ARLA/CLUSTER: SSTV da ISS

Miguel Andrade (CT1ETL) ct1etl gmail.com
Sexta-Feira, 9 de Dezembro de 2016 - 16:42:09 WET

Caros colegas,

Hoje estive atento às passagens das 14:30 e das 16:00 e não recebi nada.
Será que as emissões de imagem têm lugar só nas passagens anunciadas para
Moscovo as 12:40 e das 17:40 UTC de hoje?
Recebi pela, primeira vez em muito tempo, um sinal muito forte, na passagem
das 14:30 (sem áudio), que pela natureza oscilante me leva a querer que não
seria uma interferência local, mas sim um sinal genuíno da ISS, até porque
tive que compensar o efeito de Doppler.
O sinal foi registado com picos de 9+40 aqui em IM58jr.
Não estou a receber com a antena mais apropriada para este efeito (a X300 da
Diamond), pois apresenta um diagrama impróprio para o ganho pretendido em
sinais provenientes de ângulos mais elevados, embora a passagem das 14:30
tenha sido relativamente "baixa" (em relação à linha do horizonte).
A questão que quero colocar é a de saber se alguém recebeu imagens nas 2
referidas passagens.
Pretendo com esta dúvida esclarecer se actualmente ainda se conseguem
receber as emissões da ISS com este tipo de antena, como em tempos idos em
que os sinais eram fortes mesmo em passagens fora do melhor rendimento da
antena (ângulos elevados).
Muito obrigado.

Um abraço e...

73 de Miguel Andrade ( CT1ETL )