ARLA/CLUSTER: Modos digitais nos 60m

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quarta-Feira, 7 de Dezembro de 2016 - 19:10:04 WET

Não lhe sei responder colega, mas pode sempre solicitar uma resposta
concreta e objectiva directamente à ANACOM.

No que respeita à Banda dos 60m, os radioamadores portugueses
autorizados a operar nesta e por enquanto, não se podem queixar muito,
isto é, as recomendações das WRC-15 ainda não se aplicaram em
Portugal, no entanto, segundo o José Sá (CT1EEB), houve as seguintes
alterações à sua autorização:
Frequências / Modos:
5371,5 kHz  / A1A  e J3E (autorizada até 16 de Outubro de 2017);
5403,5 kHz  / A1A e J3E  (autorizada até 16 de Outubro de 2017);
5351,5 kHz a 5366,5 kHz / A1A e J3E (autorizadas até 31 de Dezembro de 2016).

A1A - telegrafia (manipulação por tudo ou nada) sem modelação por uma
frequência audível;

J3E - telefonia em modulação de amplitude, faixa lateral única(USB),
com onda portadora suprimida;

Não existe limite de potencia definido na autorização.

Ver a autorização em: http://www.qsl.net/ct1eeb/60m/License3.jpg

Não esquecer que a autorização é dada tendo por finalidade a
realização de testes de propagação ionosferica através nas camadas F1
e F2  e medição dos níveis da absorção na camada D, e que no fim a
ANACOM solicita que os resultados obtidos lhes sejam fornecidos.

João Costa (CT1FBF)