ARLA/CLUSTER: APRS

CS7AGH cs7agh sapo.pt
Segunda-Feira, 8 de Agosto de 2016 - 13:01:54 WEST

Bom dia colegas

No seguimento do evento "Raid de bicicleta" organizado pelo colega
Miguel Andrade CT1ETL, voltei a pegar no site do APRS para seguir os
colegas no regresso a casa, única altura em que consegui participar no
evento. Ainda tivemos uma série de saudáveis QSOs via Arrábida, já há
algum tempo que o repetidor de U não era usado durante tanta hora seguida.

Voltando ao APRS, a utilização do site serviu não só para sabermos que
tudo estava bem na viajem de três colegas como para me fazer investir 4€
no APRSDroid, depois de perder algum tempo a instalar e configurar o
APRSTrack, dada a sua conhecida facilidade de utilização do primeiro. E
não estou nada arrependido.

Ontem ainda fiz alguns testes de esplanada com sucesso em vários
dispositivos móveis, todos para fins diferentes, com extrema facilidade
de configuração e utilização. O bom é que agora tenho cerca de 5
trackers por 4€. A licença é a mesma caso algum colega tivesse dúvidas
em relação a esta questão, desde que a conta google associada seja a
mesma, não tem problema.

Hoje, enquanto olhava para os dados de alguns colegas na zona do meu
QTH, deparei-me com uma coisa que me surgiu ontem à tarde na mente e que
julgo ser da MÃXIMA IMPORTÂNCIA. Peço desculpa de ter gritado, mas era
mesmo para reforçar este pormenor. A utilização do APRS pode ter vários
fins, a segurança é sem dúvida um deles mas o outro, parece-me a mim, é
também da máxima importância para nós. O colega vai-me perdoar pois não
lhe pedi autorização mas dado que a informação é pública, certamente não
se importa. Isto para mim, é uma utilização otimizada do APRS:

"Vou a conduzir neste local e estou QRV em...." epá, espetáculo.

Ainda ontem pensei nisto ao ver os colegas Matias, Fernando e Paulo a
deslocarem-se para o seu QTH: eu posso mandar beacons de "ando por aqui,
estou QRV no repetidor X ou na frequência Y". Quem estiver na zona se
tiver interesse chama no repetidor ou na direta porque o colega XXX está
na escuta. Já vi colegas a colocar o email, o seu site pessoal, só a
mensagem "73", etc. Porque não fazer como o colega CT2IMT e colocar a
frequência em que estamos neste momento? No APRSDroid são segundos para
entrar nas definições, clicar no campo mensagem, editar o texto e aplicar.

Queria portanto deixar aqui mais uma das minhas dúvidas existenciais,
vocês já começam a estar habituados. O que acham desta questão? Já
utilizam este tipo de configuração do vosso beacon, chamemos-lhe assim
ou já tinham pensado nisto mas não colocaram em pratica? Vão mudar o
vosso procedimento só porque "ah, nunca tinha pensado nisso!"?

Um abraço ao colega Vasco (era para enviar isto com CC do colega mas não
tem email no QRZ) e obrigado por ter-me fornecido um exemplo prático
logo na primeira vez que abri o aprs.fi hoje! :)

--

73,
Paulo

A.R.L.A. #100 / DMC #08386 / EPC #25379 / Field Radio Operator #IFR212 / Portuguese QRP Radio Club #079 / QRP Respect #295 / SKCC #12615