ARLA/CLUSTER: Como correu o «Desafio - "QSO party" 2 metros SSB»?

Miguel Andrade (CT1ETL) ct1etl gmail.com
Segunda-Feira, 1 de Agosto de 2016 - 00:20:02 WEST

Caros colegas,

Antes de prosseguir permitam-me que agradeça, desta forma pública, aos
colegas que aceitaram o convite para a actividade de ontem, demonstrando
assim, uma vez mais, o meu reconhecimento.

A propagação não correspondeu totalmente às previsões (afinal a natureza tem
sempre a última palavra), mas ainda assim viria a proporcionar uma noite bem
passada, incluindo algumas surpresas.

Os meus contactos foram os seguintes:

CT1APU (João Correia) 226.4 quilómetros, azimute 30,2º, melhor sinal - 5/5.
CT7ABP (Pedro Ribeiro) 4.6 quilómetros, azimute 0,0º, melhor sinal - 5/9+50.
CT1DL (Francisco Gonçalves) 90.7 quilómetros, azimute 346,2º, melhor sinal -
5/9+10.
CT1CDN (Valdemar Soares) 90 quilómetros, azimute 331,2º, melhor sinal - 5/4.
CT1CPK (Carolino Carreira) 75.6 quilómetros, azimute 349,0º, melhor sinal -
5/8.
CT1HBC (José Paiva) 347.9 quilómetros, azimute 1,2º, melhor sinal - 4/1.

Os fortes sinais recebidos de início viriam a tornar-se, progressivamente,
muito variáveis à medida que o QSO decorria.
Esse desvanecimento (felizmente algo lento) foi tal, que quase deixei de
escutar algumas das estações, nomeadamente a partir de certa altura e à
medida que nos aproximávamos do final do nosso convívio, há aproximadamente
24 horas atrás.
A excepção à regra dos nefastos efeitos causados pelas variações de sinal
sentidas foram as estações CT7ABP (por motivos óbvios), CT1DL e CT1CDN,
embora esta última estivesse a transmitir com 5 watts p.e.p. e muitos metros
de um cabo coaxial com bastante uso e algumas perdas, o que tornou o sinal
recebido ainda mais notável.
O contacto com o colega Paiva, sempre atencioso e muito paciente, foi o mais
difícil de todos para mim.
Por vezes consegui-o escutar muito bem, mas particularmente de início
recebia-o até de forma incompreensível (rádio 1 ou 2). Felizmente lá
conseguimos uma oportunidade, durante um dos picos de sinal registado entre
oscilações. Noutras condições e com uma antena direccional a funcionar na
minha estação, já havíamos mantido contactos de extremo conforto, com sinais
francamente fortes nesta mesma altura do ano.

A minha estação foi composta pelo equipamento emissor/receptor Kenwood
TS-790E, a antena Diamond X-6000 (polarização vertical e "omnidireccional"),
15 metros de cabo Heliax, amplificador de potência e fonte de alimentação.
A potência de emissão foi de +/- 75 watts p.e.p. (100 watts p.e.p. durante o
contacto com a estação CT1HBC).

Está em perspectiva o convite para uma "QSO Party 70 centímetros SSB", a ter
lugar brevemente, para a qual cheguei a prometer a montagem das antenas
direccionais.
Da minha parte, tudo dependerá de compromissos familiares assumidos para o
final das férias.

Apesar da propagação não ter correspondido às expectativas criadas pelas
previsões, fui sinceramente surpreendido pela adesão a este convite.
Senti-me brindado por umas horas de actividade rádio como aquelas das quais
guardo reverenciadas saudades.
A nossa "QSO Party" de ontem foi uma janela para o tempo em que as
frequências disponíveis em praticamente todas as faixas (e nalguns segmentos
em particular) estavam visivelmente muito mais "povoadas" por estações do
que nos dias de hoje.

Bem-hajam os que estiveram presentes em emissão comigo ontem, mas também
aqueles que apenas praticaram a salutar rádio escuta e não se anunciaram.

Um abraço e...

73 de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********* ITU Zone 37