ARLA/CLUSTER: Operar nos 23cm

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Terça-Feira, 5 de Abril de 2016 - 19:09:23 WEST

Dizia eu, isto está difícil.

"Qual a vossa experiência?"
Acho para ai 10 anos,

"Estão satisfeitos com o que têm?"
Plenamente,

"Se pudessem, o que mudariam no vosso setup para operar nos 23cm?"
Aquilo que fui mudando ao longo dos anos foram as antenas e os cabos,
Na minha opinião esquece antenas verticais omnidirecionais para esta
banda.
Nesta banda não se pode também "brincar" com cabos e conectores, tudo
convém ser da melhor qualidade possível. Durante vários anos operei em
portátil com uma antena yagi de 23 elementos da Tonna - F9FT, depois
passei para a 23-4 Helix (4 antenas enfasadas em polarização circular
montadas no mesmo prato) da Wimo e neste momento utilizo uma de 15
espiras construída pelo meu amigo Sérgio Madeira (CT1BEC).

Atenção que aqui qualquer "cabelo" pode deitar tudo a perder. Por
exemplo, não te podes dar ao luxo de fazeres contactos em polarizações
cruzadas, a atenuação na teoria são -20 dB mas na pratica é muito
mais, dai eu ter optado pela polarização circular.

"O que me aconselham a fazer para me iniciar nesta banda?"
Talvez começares por um transverter,

um abraço,

João Costa (CT1FBF)