ARLA/CLUSTER: O meu primeiro SOTA

CS7AGH cs7agh sapo.pt

Boa dia colegas.
Permitam-me deixar o testemunho sobre o meu dia de Sábado 02/04, penso
que poderá servir para quem preferiu não participar nesta grande
atividade que foi o dia SOTA Portugal 2016, só porque é CRx ou porque
"não tem equipamentos".

Com compromissos inadiáveis em Lisboa, saí cedo da Margem Sul
esperançado que, pelo menos como caçador, tentaria participar neste
evento tentando chegar aos montes mais próximos de onde andaria. Gostava
bastante de repetir a experiência que até à altura só tinha tido por uma
vez desde que sou radioamador, em 2014 na zona da Serra da Estrela.
Com o rádio do carro ligado, dou por mim no meio de Lisboa a ouvir o
CT1END a chamar desde Monte Manique. Na segunda chamada, pego na PTT e
tento o contacto. Quando ouço a resposta positiva do Carlos senti-me com
a sensação de dever cumprido, já tinha pelo menos um contacto no Sota
Day e ainda antes das 09:00 (10:00). Sigo com a minha vida e como estava
limitado em termos de transporte, nunca esperava conseguir despachar-me
tão cedo mas tive uma sorte dos diabos e ainda não eram sequer 11h já
tinha tudo tratado. Com o carro artilhado com o pouco material que tenho
que possa ser útil para este tipo de atividade, decidi encaminhar-me
para Monte Serves, o ponto mais perto de onde me encontrava. Como quem
não quer a coisa e como sabia que alguns colegas estariam no Forte do
Alqueidão, simulei o percurso para lá. Pouca diferença fazia e sempre
evitava fazer o primeiro SOTA sozinho. GPS marcado, toca a subir para o
Alqueidão sem avisar ninguém. Ainda tentei alguns contactos mediante a
lista enviada pelo CT1DBS sem sucesso, "esperemos que lá em cima seja
bem melhor" pensei.
Estaciono o carro ao lado do /Sota mobile /do CT1DYH, subo forte acima e
encontro uma panóplia de cablagem, baluns, rádios portáteis, etc
espalhados pelo topo da estrutura. "Vamos ver se consigo pelo menos os 4
contactos necessários para ser um ativador, ainda por cima numa estreia
na vossa companhia" desafiava eu, mal sabendo o que me esperava. O
Carlos rapidamente respondeu que teria isso e muito mais! E não mentiu.
Tinha chegado há apenas uns minutos e já tinha o CT1DL a contactar o
ES-005, minutos depois o CT1EUW. "Isto afinal é mais fácil do que
parece!" afirma o novato nestas andanças. Nem 5 minutos e já dois
contactos nos 2m. Vamos testar os 70cm, sucesso. Agora nos 10m, sucesso.
Lanço um spot no telemóvel para me habituar a estas tecnologias
auxiliares e quando dou por mim já estava a fazer o meu primeiro registo
S2S com o CT1DBS. Assim que acabamos o QSO já tinha respostas ao Spot,
com um mini-pileup na frequência indicada. Em menos de 30 minutos a
minha folha de registos (oferecida pelo CT1DYH, porque o novato levou
apenas o plano de ativações para ter três ou quatro registos num
rascunho no canto da folha, se os conseguisse) já ia na linha 12 com
direito a um outro S2S para o Alentejo com o CS7AJM e 2.5w de potência.
Infelizmente, um dos compromissos que me levou a Lisboa de manhã
obrigava-me a voltar perto da hora de almoço e já só deu para mais dois
ou três contactos, incluindo claro no regresso de volta do monte em
excelente companhia, CT1DYH, CT5JLD e CR7AKX.
Perdi, lamentavelmente, as experiências feitas em 1.2Ghz.... cruzei-me
apenas com o aventureiro quando vinha monte abaixo.

Com esta descrição só espero conseguir transmitir a minha satisfação de
fazer contactos improváveis, como o Carlos já descreveu no seu email,
nomeadamente em UHF e de ter aprendido bastante sobre esta atividade que
já gostava tanto, mesmo ser ter feito uma única ativação. Agora,
garantidamente que passei a gostar mais.  A nota de rodapé também foi
deixada pelo Carlos, incrível o que um pequeno portátil com a antena de
origem e 1 ou 2w fazem no cimo de um monte e os meios necessários para
esta atividade são tão poucos. Levei canas de pesca, fios, baterias,
etc. e passei algumas horas lá em cima sem precisar de algo mais que
portátil, caneta e papel.

Obrigado a todos os que nos contactaram no ES-005 e a todos os que
fizeram este evento possível, organizando ou participando a partir de
outros locais.
Um obrigado especial ao Carlos e Mónica pela companhia, ensinamentos e
paciência, não menosprezando obviamente a pequena (em tamanho) Sofia.

73,
Paulo
CS7AGH