ARLA/CLUSTER: Antena em apartamento.

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sábado, 2 de Abril de 2016 - 20:45:08 WEST

Boa tarde Pedro,

Depois de uma grande molha, onde tudo acabou por correr mal; o portatil
está totalmente encharcado e debaixo do secador do cabelo e nem me atrevo a
liga-lo por enquanto. Nem sequer consegui iniciar a subida até ao
Formosinho, tal a quantidade de agua que descia serra abaixo, acho que vou
ficar o resto do fim de semana de cama. Definitivamente, já não tenho idade
e nem saúde para estas avarias, e o pior mesmo, acreditem, é ter de ouvir a
minha Maria a barafustar.

Mas vamos a isto, antes que se faça tarde. Pedro, existem dezenas de
hipoteses há só que olhar à tua volta.

Em tempos e quando não tinha árvores há frente do apartamento, aproveitei a
varanda para instalar um retangulo fechado onde numa das pontas instalei um
Balun com diversas impedancia; 1:4, 1:6, 1:9 e 1:12 e que selecionava
consuante a banda onde queria transmitir e onde a relação de ondas
estacionárias era mais baixa.

Obviamente, sempre com um bom sintonizador de antena (Antenna Tuner) para
acoplar. Fundamental é  utilizar o melhor plano de terra ligado ao
sintonizador que conseguires criar e estando proximo do solo mais facil se
tornar. Em vez de um electrodo de cobre espetado, utiliza 3 ou 4, todos
interligado por uma malha de cobre ou um cabo de por exemplo, 10 mm de
preferencia soldado aos electrodos de terra, no minimo com 1,5m espetados
no solo.

Esta é uma ideia, outra que um nosso colega emigrante na Suíça utilizou,
foi aproveitar a calha metalica de escoamento das aguas da chuva para a
utilizar como antena. Cada caso é um caso e não há como desistir.

Para já, concentra-te em criar o melhor plano de terra que consigas e
depois vai à antena; um fio com 15 m é o minimo recomendado esticado e
quanto mais não seja, e na pior das hipoteses, junto à parede do edificio.

Há que puxar pela imaginação Homem.

João Costa ( CT1FBF)