ARLA/CLUSTER: Off Topic: Proteja o seu router MEO dos vizinhos

 O router em questão fornecido ao colega Pedro Almeida, se for o thomson
com antena, não suporta a norma wifi N, e foi mal servido, atendendo também
ao tipo de velocidade contratada e o tipo de acesso (se fibra se adsl).

Mas também não é só uma questão de net, como também uma questão do Pedro
necessitar de ter rede interna razoável.

Um colega falou com o processador do router é importante e é de facto. O
router mais recente dos acessos residenciais na PT é um preto que é o V3,
que tem mais performance, norma N, e com update de firmware no acto da
instalação em arquitectura de autenticação single edge, que tem algumas
vantagens a nível de performance e bugs resolvidos (portas, Wake-on-lan,
etc)

Agora, se um acesso de 10 megas em adsl, com 15 macacos pendurados, óbvio
que não aguenta, o peso das páginas web quadruplicou nos últimos 10 anos,
principalmente facebooks com vídeos embebidos e fotos em alta resolução.

Não defendendo nenhuma operadora, o cliente tem na maior parte das vezes
aquilo que paga; um acesso residencial para suprir as necessidades de
internet de uma família normal no dia a dia.

No caso da Portugal Telecom, para empresas e outras necessidades de maior
demanda, existem outros equipamentos, obviamente com outros preços e
contractos, essencialmente virados para o mercado empresarial. No caso da
empresa de formação que falas, tinha um acesso "residencial", dai que, se
tiverem mais necessidades para cobrir, podem pagar um acesso diferente,
servidos com draytec, entre outras soluções, mas isso não interessa á
maioria das pessoas... mas reclamam...

O video está muito bom e reconheci o colega ABP que explica muito bem
certas inseguranças.

Bloquear por mac funciona bem, se bem que um mac também pode ser clonado.

Agora não pensem que é como nos filmes, que em 15 segundos um puto qualquer
com um penthium 3 descobre as pass de um router. Por norma, na realidade
são usadas ferramentas de snif e bruteforce, ou então recorrendo a distros
de linux como o kalilinux , backtrack ou blackbox, que como falou o Pedro
recorrem a um dicionário comum de passwords, o típico 1234 e por ai a fora,
e por norma exige que existam pelos menos 1 pc autenticado a comunicar com
o router para fazer o snif, porque de x em x tempo é reenviada a
autenticação do pc ao router.

Nada é infalível, mas para o utilizador comum mudar o nome da rede e
password alfanumérica é mais que suficiente.

Um dos flagelos do meu dia a dia nas avarias reportadas é limpar router dos
macdress dos penduras nos cafés e bloqueá-los, porque os putos fazem sala
com um café e 4 horas de facebook!

73

CT7AEL

No dia 29 de setembro de 2015 às 10:57, CR7ALB Rui Silva <cr7alb  outlook.pt>