Re: ARLA/CLUSTER: O fim dos Boletins Meteorológicos em Ondas Longas e as suas implicações no futuro

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2015 - 16:01:26 WEST

EXCELENTE Pedro,

Esta informação é muito importante, mas talvez a mais importante é
mesmo a possibilidade de confirmação da emissão pelo radio-escuta,
algo que é sempre muito problemático de se obter.

Qual é o contacto, morada ou e-mail, do Centro de Comunicações de
Ponta Delgada para se enviar o Relatório de Recepção.?

Anexo o meu Relatório de Recepção que desenvolvi conjuntamente com o
meu AMIGO Gastão Cristelo (CT0 1035), mais os códigos SINPO e SINPFEMO
utilizados mais frequentemente na radio-escuta, caso possa ser útil
aos colegas.

Obviamente que o Relatório de Recepção está pensado para as
Broadcasting de Onda Curta, mas adapta-se para todas as outras
emissoras, mesmo as chamadas utilitárias.

Em 2013, publiquei um artigo do radio-escuta brasileiro Lenildo Silva
que pode ser também útil para compreender esta temática para a
elaboração de um bom relatório de recepção:

As emissoras de ondas curtas geralmente precisam de se informar da
forma como seus sinais alcançam as áreas-alvo de suas emissões. A
respeito disso, as emissoras solicitam a seus ouvintes o envio de
relatórios sobre a qualidade da recepção. A informação contida nesses
relatórios é utilizada para verificar se a frequência usada é
apropriada, se há interferência, se a qualidade da recepção é
satisfatória, etc.

Um relatório de recepção deve incluir alguns dados técnicos da
transmissão tais como horário, data, frequência, além de detalhes
suficientes dos programas transmitidos para comprovar que o ouvinte
que enviou o relatório escutou realmente os programas. As emissoras
confirmam os relatório de recepção enviando cartões QSL ao ouvinte.

A seguir, dão-se algumas dicas básicas para a elaboração de relatório
de recepção para serem enviados às emissoras internacionais de ondas
curtas, com os principais itens que devem constar dos mesmos:

Data: a data na qual a emissão ocorreu, escrita por extenso; deve-se
evitar a notação reduzida, por esta possuir diferentes interpretações,
dependendo do país. Por exemplo, seja uma data expressa no formato
reduzido: 03/06/1999. Em certos países da Europa e da América do Sul
esta data significa 3 de junho de 1999, enquanto que na América do
Norte significa 6 de março de 1999.

Hora: devido ao fato de a audiência das emissoras internacionais estar
espalhada por todo o mundo, uma referência de tempo comum é requerida.
Costuma ser usado o Tempo Universal Coordenado, abreviado de UTC,
adotado pela União Internacional de Telecomunicações em 1979. O termo
Greenwhich Mean Time, abreviado de GMT, é ainda anunciado por algumas
estações, mas nenhuma conversão é necessária, pois ambos os termos
(UTC e GMT) são cambiáveis entre si; há uma diferença de frações de
segundo entre um e outro, mas que na prática é irrelevante. Consulte
uma tabela de conversão horária (
http://www.geocities.ws/lenildo.geo//timechart.htm ), para converter o
horário de sua localidade (hora local) para horário UTC, caso haja
alguma dúvida.

Frequência ou Faixa: a frequência indicada no dial, ou indicada no
mostrador no caso dos receptores digitais, pela qual escutou-se a
emissora, expressa geralmente em quilohertz (kHz). Se a frequência for
indicada no relatório, não há a necessidade de indicar a faixa (o
comprimento de onda) correspondente. Em casos particulares, quando o
dial tiver sido calibrado em comprimentos de onda ao invés de ter sido
calibrado em frequências, ou quando o dial dificulta a leitura da
frequência aproximada, opta-se por indicar a faixa, expressa em
metros. A conversão entre o comprimento de onda e a frequência é
simples (veja a tabela de conversão de kHz para metros para mais
detalhes( http://www.geocities.ws/lenildo.geo//chartmetres.htm ).

Receptor: o tipo de receptor que é utilizado pelo ouvinte. De um modo
geral, somente o modelo e marca do receptor precisam ser indicados no
relatório. Contudo, o receptor pode ser de uma marca não conhecida no
país para o qual é enviado o relatório. Dessa forma, informações
adicionais são necessárias: se o receptor possui somente ondas curtas
ou também ondas médias e/ou frequência modulada, se o receptor é
portátil ou de comunicações, quantas faixas de ondas curtas o receptor
possui, etc.

Antena: a antena utilizada com o receptor. Os modelos portáteis
possuem uma antena telescópica embutida; contudo, caso seja utilizada
alguma espécie de antena externa, seu tipo precisa ser mencionado: se
é do tipo L-invertida, dipolo, de fio longo, etc. Caso o ouvinte use
uma antena "exótica", como por exemplo um fio acoplado à armação
metálica de uma janela, torna-se necessário fazer uma descrição
adequada.

Código de Avaliação da Recepção: além dos dados técnicos acima
descritos, a emissão precisa ser classificada quanto à qualidade da
recepção, com o uso de um critério de avaliação expresso por meio de
um código apropriado. Um exemplo consiste no uso do código SINPO
(existe também uma variante muito mais completa denominado código
SINPFEMO, ver anexo), amplamente utilizados pelas emissoras
internacionais de ondas curtas. Uma variante simplificada deste
código, adotada por algumas emissoras, é o código SIO.

Detalhes do Programa: esta parece ser a parte mais variável de um
relatório de recepção. Aqui o ouvinte indica os detalhes mais
relevantes dos programas escutados, porém não apenas o título de cada
programa transmitido. Por exemplo, caso o ouvinte escute um programa
hipotético sobre telecomunicações, deve-se indicar no relatório, além
do título, o nome do apresentador e alguns dos temas abordados. A
quantidade de detalhes dependerá basicamente da inteligibilidade da
emissão e do grau de conhecimento por parte do ouvinte do idioma usado
(por exemplo, idiomas pouco difundidos como quéchua ou hausa).

Comentários sobre a programação: este é o critério mais subjetivo de
todos, pois o ouvinte faz seus comentários com relação à programação
escutada. As emissoras estão interessadas na opinião do ouvinte sobre
os programas elaborados (se o programa foi ou não interessante, se
deveria ter sido abordado certo tema, se o tempo disponível é
adequado, etc).

Observações: qualquer informação que o ouvinte considerar importante,
e não se enquadrar em quaisquer dos critérios acima.

Além dos tópicos listados acima, o ouvinte precisa indicar seu nome e
endereço no relatório de recepção, de forma que possa receber uma
resposta da emissora. Deve ser escrito de uma forma legível, de forma
que possa ser facilmente compreendido por quem vai analisar o
relatório na emissora. Evite assinar o relatório ao invés de escrever
seu nome normalmente, pois assinaturas em geral são difíceis de serem
decifradas.

Os relatório de recepção elaborados devem ser enviados para o endereço
que é utilizado para o envio de correspondências à emissora, em geral
divulgado durante a programação. Certas emissoras aceitam o
recebimento de relatório de recepção enviados via correio eletrônico
(e-mail). Contudo, algumas destas emissoras enviam a confirmação do
relatório também via correio eletrônico, o que não é interessante para
quem deseja receber um cartão QSL como confirmação do relatório.
Algumas emissoras que possuem sites na Internet dispõem de formulários
on-line para envio de i relatórios via Internet, de modo similar ao
envio de relatório por e-mail, porém com os campos a preencher
previamente indicados no formulário.

Em Anexo: Relatório de Recepção de autoria de CT1FBF e CT0 1035, e
Códigos SINPO e SINPFEMO

 João Costa (CT1FBF)