Re: ARLA/CLUSTER: iOS 9: Conheça todas as novidades do novo sistema operativo compatível com o S4 e superiores

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2015 - 13:30:32 WEST


Clientes da Apple reportam problemas na actualização do novo sistema
operativo para o iPhone

18 Setembro 2015, 11:11 por Inês F. Alves | inesalves  negocios.pt

As redes sociais foram inundadas que queixas de utilizadores que não
conseguiram fazer a actualização para o novo sistema operativo iOS9 de
Apple, ou cujos dispositivos reagiram negativamente após o ‘upgrade’
de software.

Um número significativo de clientes da Apple reportaram problemas
depois terem tentado descarregar o novo sistema operativo iOS 9,
lançado no passado dia 9 de Setembro, para os dispositivos iPhone,
noticia a Reuters esta sexta-feira.

No Twitter, entre outras redes sociais, caíram várias queixas, uma
delas relacionada com especificidades dos modelos mais antigos do
iPhone e do iPad, escreve a agência.

"É mais do que inconveniente não poder usar o próprio telefone durante
um dia", disse Pip Cordi, cliente da Apple, entrevistado numa loja da
marca no centro do Sidney.

Uma outra utilizadora, Zorry Coates, disse que passou três horas na
loja da Apple, onde lhe foram apresentadas duas opções: ou formatar o
telefone, perdendo todos os dados não guardados, ou esperar até que os
técnicos da Apple façam uma nova actualização do sistema operativo que
resolva estas falhas.

Um grupo de utilizadores reportou que o processo de actualização
falhava após vários minutos, obrigando-os a recomeçar. Outros
publicaram mensagens de erro recebidas depois de tentarem fazer o
‘upgrade’ do software.

Esse problema em específico poderá estar relacionado com uma
sobrecarga dos servidores depois de muitas pessoas tentarem fazer a
actualização ao mesmo tempo, explicam analistas citados pela Reuters.

A Apple não respondeu ao pedido de comentário feito pela agência
noticiosa. Apesar dos incidentes registados, um número significativo
de utilizadores de iPhone fez a actualização do sistema operativo,
mais de 16%, de acordo com a Mixpanel, de São Francisco.

Os analistas consultados pela Reuters aconselham os clientes a esperar
vários dias antes de fazer qualquer actualização, independentemente do
sistema operativo em causa, para garantir que as falhas foram
descobertas e solucionadas.

Em 18 de setembro de 2015 10:32, João Costa > CT1FBF
<ct1fbf  gmail.com> escreveu:
> ---------- Mensagem encaminhada ----------
> De: antonio gregorio <antoniogregorio  vodafone.pt>
> Data: 17 de setembro de 2015 23:19
> Assunto: Fw: Hoje é dia de iOS 9: Conheça todas as novidades do novo
> sistema operativo
> Para:
>
>
>> Além de conhecer quais as principais alterações ao software da Apple, fique a saber se o seu dispositivo é compatível e se deve avançar já para a atualização ou se vale a pena esperar alguns dias.
>
>> A partir das 18 horas os utilizadores de dispositivos móveis da Apple vão poder descarregar o iOS 9, a mais recente versão do sistema operativo da Apple.
>> São várias as novidades que vão chegar aos smartphones e tablets.
>
>> O iOS 9 aparece como uma evolução face ao sistema operativo Android e não como uma revolução. A marca da maçã preferiu focar-se em novos serviços e na melhoria de algumas ferramentas - com destaque para a Siri -, em vez de apostar em grandes mudanças de interface.
>
>> Na próxima página fique a saber ainda se o seu iPhone ou iPad vai suportar a mais recente versão do iOS. E veja uma pequena ponderação sobre as vantagens e desvantagens de atualizar já hoje os equipamentos. A tradição diz que pode ser uma má decisão, mas será que vai mesmo querer perder tudo o que há de novo no iOS?
>
>> Mas primeiro, as novidades.
>> Aplicação dedicada para notícias
>> Quando instalar o iOS 9 devia ganhar automaticamente uma nova aplicação - devia pois é uma das novidades, mas não está listada na página do iOS 9 em português, pelo que pode não chegar já a Portugal.
>
>> A app chama-se Notícias. E tal como o nome indica, pretende ser o centro da atividade informativa do utilizador. No conceito funciona como o Flipboard, uma aplicação na qual os utilizadores reúnem os seus temas de interesse e recebem as mais recentes novidades de diferentes tópicos.
>
>> A Apple faz uma seleção de notícias de vários meios de comunicação e adapta os conteúdos ao perfil de “leitor” da pessoa.
>
>> Há também uma opção que permite guardar conteúdos para ver mais tarde, quando já não estiver conectado à Internet.
>
>> Outro aspeto que estará em evidência é a experiência de utilização, visualmente rica e fluída - algo que acaba por ser um apanágio de tudo o que a Apple faz.
>
>> Reformulação da aplicação Notas
>> A aplicação de anotações do iOS também vai ser melhorada e vai ganhar mais capacidades. Será possível criar listas de tarefas ou de compras, será possível adicionar localizações de mapas, fotografias e links de Internet nos “memorandos”.
>
>> Para facilitar esta tarefa a Apple integrou a aplicação Notas com outras que vêm no sistema operativo. Se estiver na aplicação Apple Maps, por exemplo, pode adicionar rapidamente um local a uma anotação, bastando para isso ir às opções de partilha.
>
>> A Apple também criou um modo de anotação livre, isto é, em vez de escrever com o teclado virtual é possível fazer as anotações com o dedo.
>> A sincronização com o iCloud está garantida, fazendo com que a alteração de uma nota no smartphone fique automaticamente disponível também no tablet ou computador Mac.
>
>> Mapas atualizados
>> Para os utilizadores portugueses a aplicação Mapas vai trazer novidades Q.B., isto é, vão ficar disponíveis algumas, mas não todas.
>
>> A única que fica de fora é a integração de informação em tempo real relativamente ao tráfego automóvel que existe. A Apple diz que apenas terá este serviço num conjunto limitado de localizações, mas fica na mesma o registo para o caso de vir a ser disponibilizada mais tarde também em Portugal.
>
>> O portugueses vão no entanto ter acesso à integração de informação sobre transportes públicos, o que permitirá usar a aplicação Mapas para o planeamento de viagens, seja de lazer ou no trajeto casa-trabalho.
>
>> A funcionalidade de pesquisa por proximidade também pode ser útil, já que diz ao utilizador quais as principais atrações ou serviços que estão disponíveis por perto.
>
>> iCloud Drive sempre disponível
>> A nova aplicação iCloud Drive faz com que o utilizador tenha sempre disponível não só os ficheiros armazenados no serviço, como também uma ferramenta de pesquisa que rapidamente encontra os ficheiros mais importantes.
>
>> Multitasking para o iPad
>> É uma das maiores novidades do iOS 9. Juntamente com os iPad será possível ter duas aplicações abertas no mesmo ecrã, mas com formatos diferentes disponíveis.
>
>> A opção Slide Over permite que o utilizador deslize uma segunda aplicação sobre a app que já está a executar. Pode ser o Twitter e a sua timeline, como pode ser o seu email. Desta forma nunca perde “o fio à meada” e pode deitar o olho a mais informações sempre precisar de mexer muito no que estava a fazer.
>
>> Já o modo “ecrã dividido” permite ter duas aplicações abertas em simultâneo. Uma página de Internet e o email por exemplo. Ou pode reservar um voo ao mesmo tempo que está a ver onde fica o local de destino. As possibilidades são muitas, basta descobri-las, mas vai precisar de um iPad Air 2 para este modo específico.
>
>> Há ainda o sistema Picture in Picture, que permite ao utilizador ter uma pequena janela com uma conversação FaceTime ou com a reprodução de um vídeo.
>
>> Siri mais poderosa
>> A assistente virtual da Apple está mais potente. Percebe melhor o que é dito, consegue entender contextos gramaticais e tem um sistema de pesquisa melhorado.
>
>> Já não se lembra das fotografias das férias passadas? Pergunte à Siri e ela vai buscar essas imagens. Está a ler um email e quer criar uma nota de um evento? Basta dizer “lembra-me disto depois” e a assistente consegue perceber a tarefa que lhe foi atribuída.
>
>> A Siri é agora parte integrante do Spotlight e consegue mostrar resultados com base na pesquisa que está a ser digitada. Se escrever “meteorologia” surgirá de imediato um cartão com o estado do tempo para o local onde está.
>
>> Quando aceder ao Spotlight será também “brindado” com os contactos e as aplicações que usa mais frequentemente, sugestões que podem poupar alguns segundos de pesquisa.
>
>> A versão completa desta funcionalidade integra ainda algumas notícias no sistema de notificações do iOS, mas é também algo que não vai estar acessível em português.
>
>> Mais vantagens
>> A Apple assegura que o iOS 9 vai ainda garantir uma maior autonomia nos dispositivos móveis da empresa, vai fortalecer os níveis de segurança e vai também ter resultados positivos ao nível da fluidez.
>
>> Uma outra dor de cabeça antiga que parece ter sido resolvida é o espaço necessário para fazer a atualização. Se o iOS 8 consumia 4,58GB de armazenamento, o iOS 9 só vai precisar de 1,3GB - garanta este espaço se quiser atualizar já hoje para o novo sistema operativo.
>
>> Veja os dispositivos compatíveis e se deve atualizar já para o iOS 9
>
>> Dispositivos compatíveis com o iOS 9
>> Se tiver um dos dispositivos da seguinte lista, então pode avançar para a atualização.
>> - iPhone 4s
>> - iPhone 5
>> - iPhone 5c
>> - iPhone 5s
>> - iPhone 6
>> - iPhone 6 Plus
>> iPhone 6s (já vem de origem)
>> - iPhone 6s Plus (já vem de origem)
>> - iPod Touch 5ª Geração
>> - iPod Touch 6ª Geração
>> - iPad 2
>> - iPad 3ª Geração
>> - iPad 4ª Geração
>> - iPad Air
>> - iPad Air 2
>> - iPad Pro (já vem de origem)
>> - iPad Mini
>> - iPad Mini 2
>> - iPad Mini 3
>> - iPad Mini 4
>
>> Deve atualizar já o seu dispositivo?
>> Este é um dos grandes dilemas dos utilizadores do iOS. Isto porque os últimos anos têm mostrado que as atualizações trazem problemas para alguns equipamentos e que condicionam de forma significativa a sua utilização.
>
>> Problemas na autonomia, bugs em várias aplicações, crash de funcionalidades, são alguns dos episódios registados nos últimos anos. A atualização para o iOS 8 foi especialmente tumultuosa .
>
>> Mas deve ter especial atenção se tiver um equipamento antigo, como o iPhone 4s ou o iPhone 5. É nos modelos mais velhos que as atualizações de software costumam ter um maior impacto ao nível da utilização. Lentidão no processamento e engasgos na interface de utilizador são logo dois problemas que “saltam” à vista.
>
>> Deve então atualizar? Se quiser todas as novidades já e se tiver confiança no trabalho da Apple - assim como na resolução de eventuais problemas -, então deve avançar.
>
>> Caso dê preferência a um processo sem problemas, então espere algumas horas ou mesmo dias para ver como é a reação de quem já experimentou o iOS 9. Acompanhe os fóruns oficiais da Apple e os principais sites de notícias para perceber se há ou não problemas associados e se pode então avançar para o update de forma tranquila.
>
>
> _______________________________________________
> CLUSTER mailing list
> CLUSTER  radio-amador.net
> http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
>



Mais informações acerca da lista CLUSTER