RE: ARLA/CLUSTER: Miúdo radio-amador é preso nos EUA

Afonso Marques amarques guiatel.net
Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2015 - 13:27:55 WEST

Se calhar não foi preso ... provavelmente foi detido .

73

CT1RH

-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net
[mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de João Costa > CT1FBF
Enviada: quinta-feira, 17 de Setembro de 2015 13:08
Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Miúdo radio-amador é preso nos EUA

Menor preso por construir relógio diz que "perdeu a sua inocência"

Ahmed Mohamed pensa que foi detido por ser muçulmano. Milhares de
utilizadores das redes sociais mostraram-se solidárias e criaram a hashtag
#IstandWithAhmed

O rapaz muçulmano, de apenas 15 anos, que foi preso no Texas, EUA, por ter
levado para a escola um relógio que construiu em casa, afirmou que a razão
para o terem detido se deveu “à cor da pele”. Milhares de utilizadores das
redes sociais mostraram o seu apoio ao jovem e criaram a hashtag
#IstandWithAhmed.

Ahmed Mohamed, um adolescente muçulmano que vive em Dallas, queria ser
cientista e passou grande parte da juventude a criar invenções. Mas nada
podia fazer prever que um delas causasse a sua detenção.

O rapaz  construiu um relógio em casa, conjugando uma placa de circuito
impresso e uma bateria ligados digitalmente a um dispositivo inserido numa
caixa, que levou para a escola para mostrar ao professor de engenharia. O
homem felicitou-o pela criação, mas avisou-o para não a mostrar a ninguém,
pois podia trazer-lhe problemas.

Contudo, o jovem cometeu o erro de mostrá-la à professora de inglês.

“Ela disse que parecia uma bomba e chamou a polícia”, contou o Ahmed.

O rapaz foi então levado para a esquadra, onde foi submetido a um
interrogatório. “Eles levaram-me sem os meus pais. Fizeram-me sentir como um
criminoso”.

“Perdi a minha inocência. Nunca mais vou conseguir olhar para o mundo da
mesma maneira”, afirmou Ahmed, que acredita que a sua detenção tenha sido um
ato racista. “Eu gosto de ciência, mas eu sou uma ameaça por causa da minha
pele castanha”.

O pai de Ahmed, Mohamed Elhassan Mohamed, disse que o filho foi preso por
causa do seu nome, religião e cor da pele.

“O meu filho está muito transtornado e muito chocado. Ele quer ser como o
Einstein. Tem tantas ideias. Ele não tem maldade dentro dele…”

Uma porta-voz da escola, Lesley Weaver, já veio a público defender a posição
da escola, e disse que “vai sempre tomar as precauções necessárias para
proteger os estudantes e para manter a comunidade escolar o mais segura
possível”.

Entretanto, milhares de utilizadores da Internet mostraram-se solidários
para com o rapaz, criando a hashtag #IstandWithAhmed. No Twitter e no
Facebook, muitas pessoas têm expressado indignação, afirmando que se trata
de um claro caso de racismo.