ARLA/CLUSTER: Broadcastings a bombar. Não esperem grandes melhoras nos próximos 4 ou 5 anos!

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quarta-Feira, 9 de Setembro de 2015 - 18:03:15 WEST

De: Carlos Mourato <radiofarol  gmail.com>
Data: 9 de setembro de 2015 14:15
Assunto: Re: [CT-Com. & Tec.] Broadcastings a bombar
Para: ct-comunicacoes-e-tecnologias <
ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com>

Boa tarde carissimos

Claro que a propagação está fraca!...E estará cada vez mais. O ciclo
descendente já começou faz quase um ano!...E ainda nem está mal de
todo...daqui a dois ou tres anos nada se escuta acima dos 40m, e mesmo em
40m os sinais vão ser faquinhos.O SSN está a 40 e ainda assim, ja esteve
proximo de zero. o sfi esta a 80, quando tem estado acima de 100 ou mesmo
120.

As bandas mais altas são as primeiras a sofrer as consequências da
decadencia do ciclo 24. Alem disso temos a somar uma absorção significativa
durante o dia, na camada "D", devido a uma série de CMEs moderadas a
atingir a terra, o que tem provocado um aumento da absorção da camada D.

Neste momento nem NVIS  em 40m existe, pois foF2 esta a 5MHz.

Não esperem grandes melhoras nos proximos 4 ou 5 anos!

*Cumprimentos:  Carlos Mourato - Sines - Portugal*

*Best regards from:  Carlos Mourato - Sines - Portugal*

*Visite o meu canal Youtube em:*
http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide

*Visit my youtube channel at:*
http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide

Aos meus e-mails não se aplica o acordo ortográfico.

No dia 9 de setembro de 2015 às 12:08, Hugo Barata <ct2hmx  gmail.com>