Re: ARLA/CLUSTER: Mais uma estação ao abandono

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sexta-Feira, 30 de Outubro de 2015 - 11:02:52 WET

Pedro,

Tens ai ao pé de ti a estação de rastreio de satélites da Agência Espacial
Europeia (ESA) na ilha de Santa Maria, nos Açores e que está a funcionar em
pleno.

 É uma das quatro infraestruturas que integram a Rede Atlântica de Estações
Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE) e a segunda que está em funcionamento,
depois de ter sido já inaugurada a de Yebes, Guadalajara, Espanha.

A estação de Santa Maria, está equipada com tecnologia de ponta, única no
país, inclui um radiotelescópio VLBI (interferometria de base muito longa)
de 13 metros de diâmetro capaz de receber um conjunto vasto de dados que
outros equipamentos, que integram também a estação, irão processar, tendo
aplicações em áreas como a proteção civil, alerta de riscos naturais ou a
indústria espacial, entre outros.

Além das duas já inauguradas, está em construção uma outra nas Canárias e
está prevista uma quarta, em 2017, para a ilha das Flores.

Quando todas estiverem a funcionar, e com os quatro radiotelescópios
operacionais, é como se, na prática, fossem "um paraboloide" de 3.500
quilómetros, segundo Luís Santos que é o diretor adjunto da RAEGE.

"A localização dos Açores é importante porque mais ninguém consegue
observar no centro do atlântico", explicou, realçando que, além disso, as
Flores e Santa Maria "têm um espetro radioelétrico muito, muito limpinho",
sem "ruído" ou "lixo" que perturbe a receção dos sinais extremamente ténues
e fracos com que estas estações trabalham.

No mundo, há atualmente nove estações deste tipo, por quem uma entidade
mundial (IVS) distribui os trabalhos que são pedidos nas áreas da
radioastronomia, geodesia e geofísica. Além do radiotelescópio VLBI, a
estação está equipada, por exemplo, com um relógio atómico e um sismógrafo.
João Costa (CT1FBF)