ARLA/CLUSTER: Os planos de bandas para as diferentes categorias actuais

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Terça-Feira, 13 de Outubro de 2015 - 00:10:04 WEST

Não Pedro Ramos, não há nada de novo em Portugal no que concerne à banda
dos 160m, alem do que está descrito na Adenda ao Anexo 6 ao Quadro Nacional
de Atribuição de Frequencias de 2013 para o serviço de amador.

Uma coisa são as recomendação da IARU apresentada por ti, outra coisa são
os planos de banda OBRIGATORIOS e legais impostos pela ANACOM, que são
expressos ultimamente atraves do Anexo 6 ao QNAF para o serviço de amador.

Tens que respeitar as recomendações aos planos de banda da IARU nos
segmentos expressos pela ANACOM e não ao contrario. Quem define, por assim
dizer o tamanho da banda dos 160m em Portugal é e continua a ser a ANACOM,
a IARU limita-se a fazer recomendações que são validas no nosso
enquadramento, desdes que não colidam com as regras legais impostas e
publicitadas pela ANACOM.

Repara que actualmente a ANACOM já não te diz em que segmentos podes fazer,
por exemplo fonia ou digitais, remetendo para a IARU  nestes casos, mas
continua a dizer te que para a categoria "X" a banda vai dos tantos kHz aos
tantos kHz ou MHz.

João Costa (CT1FBF)