ARLA/CLUSTER: Os antigos jamborees no ar

Mário Costa aguia.negra_ hotmail.com
Segunda-Feira, 5 de Outubro de 2015 - 18:58:55 WEST

Date: Mon, 5 Oct 2015 18:14:03 +0100
From: ct7abf  gmail.com
To: CLUSTER  radio-amador.net
Subject: ARLA/CLUSTER: Os antigos jamborees no ar

Já lá vai o final dos  anos 70 quando eu visitava uma estação de jota em casa do colega CT1MV. Sim em casa vistos os jamborees serem em casa dos radioamadores, com autorização da homóloga ANACOM da altura.No ano seguinte repetiu-se o mesmo.Lembro-me de um grande jota efectuado defronte há igreja de Queluz onde se montaram tendas do exército.Os anos foram passando o entusiasmo era grande. Nunca tive na altura possibilidades de fazer exame e comprar equipamento.Hoje posso dizer que foi com satisfação que participei em alguns jotas com equipamento e antenas minhas.Este ano fui convidado por um chefe escuteiro radioamador com o fim de o ajudar no evento numa determinada junta regional no norte do país. O mesmo chefe solicitou a uma determinada associação algunsObjectos de cariz de radio a fim de se demonstrar aos miúdos o que é a transmissão numa determinada forma.Ao reunir o meu material para seguir para norte, fui informado pelo chefe que me convidou que o responsável do jota pelo CNE NÃO ME QUERIA LÁ .Ok perguntei os porquês, o qual não me parece ser legítimo aqui referir. Quem desejar saber o que se passou comigo só por mensagem privada.Já alguém com quem eu estive na vertical disse. Isso é um abuso de poder perante o responsável do jota do CNE.Após conversa telefónica com o chefe nacional o mesmo solicitou cópia do e-mail onde está o meu bom nome.Até hoje nem resposta do chefe nacional nem do responsável do jamboree.Agora percebo a razão de muitos radioamadores não participarem no evento.Nós colocamos ao dispor dos escuteiros o nosso equipamento muitas vezes sem seguros. Participamos nos jotas uma vez que muitos de nós na nossa meninice fomos escuteiros. E escuteiro um dia escuteiro para toda a vida.Compreendo também a promessa que muitos fizeram e ostentam um lenço ao pescoço não dignos de serem usados pois não cumprem a lei do escuta. Cumprem sim a liderança o poder.Sou radioamador, com 50 anos de idade e quem me conhece poderia dizer quem sou.Sou pai de um lobito e nem assim participo nos jotas onde está, já o fiz.Fica a questão no ar quem precisa de quem?Os escuteiros dos radioamadores, ou os radioamadores dos escuteiros.Fica a reflexão para cada um de vós.Quanto a mim.Estou de consciência tranquila consegui-o se um excelente jamboree no ano passado com o ct7 ABP e uma associação que deu todo o apoio. Este ano ao ser convidado até há data não obtive nenhum contra por escrito para a minha participação no jamboree aonde fui convidado.Desejo a todos os colegas as melhores felicidades para o jota de 2015.Os bons actos ficam para quem os pratica.Tenham a coragem de ser Homens e dignos de usar um lenço ao pescoço.Respeitem o cne

--
73,
CT7ABF