Re: ARLA/CLUSTER: Re: [CT-Com. & Tec.] Re: Explicação sobre baterias

CT2IXW ct2ixw gmail.com
Segunda-Feira, 2 de Novembro de 2015 - 22:55:55 WET

Ola.
Não sei se estou correcto, mas da minha experiência com este tipo de baterias, não podem ser carregadas acima dos 13.8Vdc. A corrente de carga deve ser no máximo 10% da capacidade /hora.
Respeitando esta regra temos mais vida util da bateria.
Também não aconcelho a drenar muita corrente por muito tempo, pode ter picos, mas de modo a não aquecer senão a bateria desgasta depressa e não baixar dos 11V.
Ter cuidado que muitas baterias têm uma resistência interna muito elevada que é muito mau.
De preferência usar baterias com aprovação VDS

Para carregar las, eu próprio uso uma no meu manpack estou a pensar usar o "LM200" para controlar a carga. Para já uso uma fonte com carregador incorporado.

73's Paulo CT2IXW