RE: ARLA/CLUSTER: Re: O melhor setup para estações portáteis?

Pedro Carvalho - CT1DBS/CU3HF papfc1 gmail.com
Segunda-Feira, 2 de Novembro de 2015 - 17:17:45 WET

Boa tarde Luis (CT2FZI) e colegas

Quanto à questão do SOTA, permito-me fazer várias considerações:
1- As atividades SOTA podem ser feitas em qualquer banda e modo, incluindo através da utilização de portáteis V/UHF;

2- Para ser feito com um multibanda, há que escolher criteriosamente o rádio: Há múltiplos candidatos, além dos óbvios Yaesu, Elecraft, Youkits, MTR, ATS, MFJ, etc…Mesmo o IC-703 é muito consumidor, apesar de ser um rádio QRP! (QRP não quer dizer portátil...)

3- No caso do SOTA, o modo mais utilizado é o CW mas há muita gente que faz HF/SSB, com sucesso. Contudo, o CW é o modo mais eficaz!

4- Acresce à questão do rádio, o sistema radiante. As antenas devem ser simples e muitas vezes é necessário um antena tuner. Este pode ser de construção caseira, havendo alguns modelos muito baratos. De igual forma, a maioria das antenas e baluns utilizados são de construção caseira, sendo muito simples e, por consequência, são antenas de compromisso;

5- Tão importante quanto o equipamento, é conhecer as regras do programa. Para isso existem colegas que podem ajudar!

Relativamente ao ICOM 706
É uma “máquina” um pouco consumidora e pesada para o SOTA. Não é impossível fazer ativação de cumes com o IC-706 mas a bateria vai pesar um pouco, mesmo se usar baixa potência: 1, 8 A em RX é obra para quem tem de levar bateria…Mesmo se usar 10 W o consumo deverá subir bastante…
Vai dissipar muito calor que não vai ser aproveitado em algo útil…(às vezes, nalguns cumes, dava jeito…hi)

Logo, vai ser necessário uma bateria um pouco pesada: Ou uma “valente” SLAB que é pesada devido à massa que possui ou uma das que usam as novas tecnologias (de baterias) que vai ser menos pesada, no que diz respeito à sua massa, mas muito mais “pesada” no que diz respeito ao custo….
Não há bela sem senão…

Relativamente a outros rádios
Todos são bons, desde que façam aquilo que se quer, durante o tempo necessário (consumo, lá está...)!
Em muita ativações de cumes, o KX-1 serve bem. Noutras, o KX-3 é o indicado; No passado, o FT-817 foi excelente;
Só não experimentei portáteis de V/UHF porque o que tive, recentemente, logo após o ter comprado, verifiquei que não dava para o que queria e foi para um lar onde lhe dessem uso, mesmo noutra língua…hi

Já agora: O Carlos Mourato, CT4RK enganou-se quando disse que "a descarga da bateria deve ser efectuada sempre com a descarga máxima de 1/100 da sua capacidade."
Obviamente que ele queria dizer 1/10 em vez de 1/100 e estava a falar das de tecnologia convencional.

@João Costa (CT1FBF)
Quem tem um IC-706 tem aquecimento no inverno e muiiiiiito calor no verão....mas é uma boa máquina!

Vy 73,

Pedro CT1DBS/CU3HF