Re: ARLA/CLUSTER: Explicação sobre baterias

Jorge Santos ct1jib gmail.com
Segunda-Feira, 2 de Novembro de 2015 - 11:48:48 WET

Bom dia.

Paulo, depende qual a utilização que lhe vais dar, as baterias para
sistemas solares não são iguais as convencionais.
Nas convenciais temos grandes descargas periodicas de grande corrente e
cargas constantes, nas solares temos descarga de baixo valor mas constante
e por longos periodos.

   - *A car's battery is designed to provide a very large amount of current
   for a short period of time.* This surge of current is needed to turn the
   engine <http://auto.howstuffworks.com/engine.htm> over during starting.
   Once the engine starts, the alternator provides all the power that the car
   needs, so a car battery may go through its entire life without ever being
   drained more than 20 percent of its total capacity. Used in this way, a car
   battery can last a number of years. To achieve a large amount of current, a
   car battery uses thin plates in order to increase its surface area.
   - *A deep cycle battery is designed to provide a steady amount of
   current over a long period of time.* A deep cycle battery can provide a
   surge when needed, but nothing like the surge a car battery can. A deep
   cycle battery is also designed to be deeply discharged over and over again
   (something that would ruin a car battery very quickly). To accomplish this,
   a deep cycle battery uses thicker plates.

Como digo depende de onde a vais usar, se for para ligares um painel solar
a uma bateria que esta 24H a alimentar algo uma bateria "deep cycle" é o
ideal, se a mesma é para ser carregada por painel solar (ou carregador) e
irá servir para uma actividade SOTA, então a bateria regular serve bem e é
mais barata.

Os preços que colocas, e que até são convidativos, são em tudo iguais ao
preço das regulares o que me deixa dúvidas de serem AGM "verdadeiras".

Continuação de um bom dia

73's
***********************************
CT1JIB / *Jorge Santos*