Re: ARLA/CLUSTER: Indicação do horário das actividades

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com

Concordo e subscrevo.

Alias, é algo com que venho lutando há muito tempo, qualquer anuncio
nacional ou especialmente internacional e então nestes casos, deve ser
preferencialmente feito em inglês, sendo as horas obviamente em Tempo
Universal Coordenado (UTC). Ninguém está para procurar a relação entre
Local Time e UTC em qualquer país do Mundo, excepto os nativos desse mesmo
país.

Outra das coisa pela qual me tenho também batido, tem haver com a anotação
das frequências. Esqueçam o ponto, no SI (Sistema Internacional) vigente em
Portugal utiliza-se a virgula.

De uma vez por todas, leiam isto:
" O separador decimal, ou marcador decimal, é o nome que se dá, em
matemática, ao símbolo usado para separar a parte inteira da parte
complementar não inteira (ou, como inapropriadamente se costuma dizer,
"parte fracionária" da representação decimal do numeral de um número
racional, irracional, e, por extensão, real. São símbolos mais usados como
marcador decimal ou separador decimal:

 - o ponto decimal ("." ponto), em países de cultura inglesa e outros que
lhes são aculturados;

- a vírgula decimal ("," vírgula), em países da América não de língua
inglesa e da Europa, entre outros países.

Outra fundamental, as frequências dadas até aos 30 MHz, devem ser SEMPRE em
kHz (k-pequeno) a partir daqui, em MHz e então em 2m, 70 cm ou frequências
mais elevadas e pelo menos até 3000 MHz (3 GHz) sempre em Mega Hertz; muito
embora a partir de 1000 MHz = 1 GHz também de utilize já o Giga Hertz.

O pior que se pode fazer é misturar em Onda Curta ou noutras quaisquer banda,
anotações em  kHz com MHz e pontos com virgulas. Quanto a mim em Onda Curta
nem pontos nem virgulas, tudo em kHz, quando muito um espaço, exemplo 14175
kHz = 14 175 kHz.

160 m - 1800 - 2000 kHz
  40 m - 7000 - 7200 kHz
  10 m - 28000 - 29700 kHz