ARLA/CLUSTER: Filtro rejeita-banda para a banda FM (88Mhz)

Manuel Artur Rodrigues manuel.artur rcom.pt
Sábado, 28 de Março de 2015 - 21:45:35 WET

Por acaso já experimentou escutar com um receptor de HF essa mesmo frequência ?
Dava-lhe um doce se consegui-se ouvir qualquer coisa parecida com isso.
O problema que apresenta, é que a recepção que exibe é feita com uma coisa a que muitos chamam receptor por engano, e que não é mais nem menos do que uma "pen" colocada numa porta usb com práticamente dois integrados.
Pergunto, onde está a selectividade desse receptor.
Eu resido num lugar onde tenho em linha de vista as estações de rádiodifusão de Monsanto, disto mais ou menos uns 3 ou 4 Km.
Qualquer estação que lá está, não tem menos de 10Kw de emissor, com excepção da MegaFM que só tem 4Kw, depois terá de acrescentar o ganho da antena, que rondará os 7dB (eu escrevi dB não dBi ) portanto é só fazer as contas e vai ver o PAR que cada estação deita cá para fora.
Em qualquer transceptor de HF que tenho,  nunca consegui escutar nenhuma estação de radiodifusão que transmita na banda de VHF  vulgarmente chamada de FM.

Cumprimentos
CT1AED
Manuel Artur
De: cluster-bounces  radio-amador.net [cluster-bounces  radio-amador.net] em nome de Rui Oliveira [ruimail24  gmail.com]
Enviado: sábado, 28 de Março de 2015 9:35
Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Assunto: ARLA/CLUSTER: Filtro rejeita-banda para a banda FM (88Mhz)

Para quem, como eu, tem estações de rádio FM demasiado fortes demasiado
perto que fazem overload aos rádios (ás vezes até sem termos noção disso
["de onde é que virá este ruido desgraçado"], fica aqui esta dica:
http://www.hb9amo.net/fmcoaxialfilter.php
Não se enganem, a banda dos 88Mhz perturba muitas vezes no HF:
http://i.imgur.com/qPECQHx.png
Aqui vê-se a rádio Montemuro a fazer overload nos 19.8Mhz mesmo ao lado
ali da banda dos 21Mhz que está em concurso.

73,
CR7ALW
Rui Oliveira