ARLA/CLUSTER: Como aceder a CS5NRA pela Hamnet.

David Quental ct1drb72 gmail.com
Domingo, 22 de Março de 2015 - 16:51:19 WET

Caros colega muito boas tardes,

serve este post para comunicar que o NRA já está na Hamnet desde o dia
21 de Março.

De momento CS5NRA não é acessível através de RF mas sim via internet,
como tal neste post irei dizer como podem fazer para aceder.

Podem consultar o site hamnet.es, no documento feito dia 2 de Janeiro de
2015 (2 de enero, 2015 no site) em que a partir da página 25 até à 33
nos dizem quais os passos que temos de fazer até ligar à Hamnet. Atenção
que todos os passos são necessários pois são eles que nos farão
reconhecer perante os sistemas que somos radioamadores.

Para tentar simplificar essa tarefa aqui estou eu, com as minhas enormes
limitações, em que tentarei escrever por palavras minhas os passos
necessários, vamos então começar.

Para os colegas que usam o Echolink os primeiros passos estão dados, os
restantes colegas têm de fazer o seguinte:

1) ir ao site www.echolink.org <http://www.echolink.org/> e fazer o
download do software;

2) quase a finalizar a instalação do software o programa diz-nos para
irmos ao site e pedirmos uma validação da nossa licença de radioamador.
Cada colega terá que enviar da maneira que lhe convir mais (a melhor é
um scan) uma prova de que somos radioamadores.  processo é bastante
cómodo e fácil;

3) quando receber o ok da echolink (pode demorar um dia completo), pode
completar o processo de instalação do software e a partir dessa altura
entrar no sistema;

4) ligue ao sistema e aceda à conferência Germany. Não é preciso falar
com os colegas presentes nessa conferência. Esta ligação serve só para
completar uma lista, que esta conferência possui, em que certifica que o
colega é mesmo radioamador;

5) a seguir faça o download do software flexnet32.zip no site
http://www.afthd.tu-darmstadt.de/~flexnet/modules.html
<http://www.afthd.tu-darmstadt.de/%7Eflexnet/modules.html>. Instale este
software no seu computador e configure o flexnetctl.exe (tem de usar a
opção de administrador, rato direito do rato). Vá a tools, depois a
parameters (irá aparecer linhas em que interessa o canal 0), escolha a
opção AXIP. Nesta ultima opção escreva em General UDP Port 9300,
Destinations 1. Neste último campo escreva IP Address 141.75.245.225 e
Port Number 9300.

6) com o flexnet instalado (aparece o simbolo dum arco-íris no campo
inferior direito) vamos descarregar o software Paxton em www.paxon.de
<http://www.paxon.de/>. Vamos a page-download e descarrega-se o
SetupPaxon1114.exe. A seguir instala-se o software. Com ele instalado
vamos configurá-lo:

a) carrega-se o programa;

b) vamos a Tools e a seguir Settings;

c) vamos a Devices e escolhemos a opção Add. Nesta opção escolhemos o
Pc/FlexNet e fazemos Add;

d) voltamos a General e vamos configurar o nosso indicativo. Carregamos
no Add, escrevemos o indicativo em Call, carregamos em All para todos os
SSID's ficarem com o visto e carregamos no Ok. Carregamos outra vez no
Ok em Settings;

7) vamos agora ligar ao indicativo DB0FHN. Para isso carregamos no
Connect do Paxon, escrevemos o indicativo de acima, escolhemos a canal
respectivo, AXIP UDP, e carregamos no Ok;

8) quando ligarmos a DB0FHN fazemos os seguintes comandos:

a) d db0fhn (para nos certificarmos que a estação está acessível);

b) c db0fhn-9 (liga directamente ao sistema linux);

c) escrevemos passwd e escolhemos uma password, o sistema pede para repetir;

d) se queremos uma password para o correio desligamos de db0fhn-9 e
ligamos a db0fhn-13;

e) neste ultimo sistema escrevemos o comando /lo e a seguir mkpass new.
Irá pedir uma password.

Eu tenho a impressão, embora não tenha a certeza absoluta, que este
passo não é necessário;

9) depois destes últimos passos feitos, vamos então ligar à Hamnet. No
documento da hamnet.es sugere que utilizemos o windows, sem necessidade
de software externo, no entanto eu prefiro a opção que utilizei noutros
colegas: a instalação dum software de vpn;

10) podemos ir ao site
http://db0fhn.efi.fh-nuernberg.de/doku.php?id=radio:db0fhn e daí
escolhemos a opção Packet Radio Access by Internet VPN (OpenVPN)
<http://db0fhn.efi.fh-nuernberg.de/doku.php?id=radio:db0fhn:openvpn>.
Não me irei alongar muito, porque vocês já estão fartos de ler este meu
post, mas em vez de escolherem o site http://www.openvpn.se/ vão antes a
https://openvpn.net/index.php/open-source/downloads.html e escolham a
versão que lhes convir mais. Depois de configurarem o software podem
escolher a opção de ligação por TCP ou por UDP (têm de retirar os files
necessários no site em que começa esta alínea).

Quando o software dizer que estão ligados a DB0FHN podem escrever num
browser cs5nra.ampr.org que ligarão ao NRA.

Por último dizer que, por enquanto, só se encontram disponíveis os
serviços de cluster, maibox, aprs e voice. Por último estão algumas
fotos com os colegas que instalaram a antena para a ligação de alto
débito. Mais serviços irão ser disponibilizados no futuro.

Caso tenham alguma dúvida com alguns dos passos não hesitem em contactar
para o meu email ou então para a minha bf particular: 914 700 489.

Melhores 73 e até mais.

CT1DRB

David Quental