ARLA/CLUSTER: Rádio CB

Rui Oliveira ruimail24 gmail.com
Sexta-Feira, 20 de Março de 2015 - 16:55:42 WET

A lei do rádio CB da ANACOM ainda vem com as multas em escudos. Eles
claramente não ligam NADA ao assunto, por isso até posso transmitir com
500W que (muito provavelmente) ninguém me chateia. Fiscalização deve ser
0. Ainda assim, não tenciono, obviamente, quebrar a lei. É pena que a
ANACOM deixe estas coisas todas em esquecimento. A lei 53 de 2009 que
todos bem conhecemos, regras do CB que são claramente dos anos 20.
Eu falo frequentemente via IRC com radio amadores de todo o mundo (não
via rádio porque não posso) e é uma vergonha quando conto que tenho um
indicativo de chamada que não posso fazer "nada" com ele ou que tenho de
pagar 75€ para usar um rádio de CB. Estamos 50 anos (ou mais) atrasados
no que toca ao radio amadorismo ou ao CB, e o desprezo que a nossa
reguladora, a ANACOM, tem por estas actividades é... (sem palavras). A
ANACOM vá lá que vai fazendo o seu trabalho no que toca a regulamentar o
sector privado de comunicações e tal, nota-se que publicidades enganosas
vão saindo, chamadas telefónicas que vão sendo reguladas e tal. Mas e no
que toca aos amadores/CB? Será que é por causa respeitosa doutora
presidente da ANACOM, embora com um currículo de excelência, ser
economista e perceber de tudo menos de fazer rádio? Será que é por causa
da típica preguiça do tuga que trabalha para o estado (sem ofensa aos
bons trabalhadores que por aqui estarão)? Será por causa dos ditos
velhos do Restelo que a ANACOM consulta e que insistem que fazer rádio é
para as elites e que fazer rádio deve morrer com eles? É triste a
vergonha que é a imagem que passa quando conto aos estrangeiros as leis
daqui do sitio, é triste eu ser uma pessoa interessada, curiosa, capaz e
com boa formação e não poder premir o PTT porque não tenho um
supervisor. Mas tenho 10 anos agora e preciso de um encarregado de
educação? Eu sou maior, vacinado e responsável, e gostava de poder
usufruir da licença que trago na carteira que, por agora, é só um pedaço
de plástico com umas letras (que nem são de muito boa qualidade, aquilo
vai desaparecer tudo).

Perdoem-me o desabafo.

73 (já que não posso mandar 73 via psk, digo aqui)
CR7ALW
Rui Oliveira